O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Brasil registra 839 mortes por Covid nesta quarta-feira e 35.658 novos casos da doença

22 de setembro de 2021 Dia a Dia
Compartilhar
Sepultamentos em Manaus no mês de janeiro de 2021
A média móvel de mortes agora é de 531 vidas perdidas (Foto: Altemar Alcantara/Semcom)
Da Folhapress

SÃO PAULO, SP – O Brasil registrou 839 mortes por Covid e 35.658 casos da doença, nesta quarta-feira (22). Com esses dados, o país agora tem médias móveis de mortes e casos em crescimento, em relação ao dado de duas semanas atrás.

O país chegou a 592.357 óbitos e a 21.282.612 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2, desde o início da pandemia.

A média móvel de mortes agora é de 531 vidas perdidas diariamente, 16% superior ao de duas semanas atrás. A média de casos é 35.763 infecções por dia, 96% acima do registrado há duas semanas.

As médias móveis, porém, têm sido afetadas por problemas de registros. Desde que o Ministério da Saúde atualizou a plataforma de registros, alguns estados têm tido dificuldades principalmente para documentar casos. Além disso, recentemente também foram inseridos dezenas de milhares de casos represados.

O estado de São Paulo, na segunda (20), relatou problemas e disse que os óbitos notificados são inferiores ao esperado “devido a uma instabilidade no serviço do Sivep, sistema federal onde são notificados os casos graves de Covid-19 e as mortes”. Na semana passada, os dados diários do consórcio também foram afetados por represamentos de casos em São Paulo, que incluiu dezenas de milhares de infecções de meses anteriores. Também na última semana e na terça, o Rio de Janeiro teve problemas no sistema de notificação e não divulgou os dados. Roraima e Bahia foram outros que tiveram problemas.

Outro exemplo é do Acre, que, após atualização da plataforma E-SUS, do ministério, acrescentou 18 mortes que não haviam sido contabilizadas anteriormente.

Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

Os dados da vacinação contra a Covid-19, também coletados pelo consórcio, foram atualizados nos 26 estados e no Distrito Federal.

O Brasil registrou 1.512.887 doses de vacinas contra Covid-19, nesta quarta. De acordo com dados das secretarias estaduais de Saúde, foram 430.963 primeiras doses e 1.077.326 segundas. Também foram registradas 4.598 doses únicas e 45.403 doses de reforço.

Ao todo, 143.056.255 pessoas receberam pelo menos a primeira dose de uma vacina contra a Covid no Brasil –79.217.120 delas já receberam a segunda dose do imunizante.

Somadas as doses únicas da vacina da Janssen contra a Covid, já são 83.397.254 pessoas com esquema vacinal completo no país.

Com isso, 90,84% da população com mais de 18 anos já recebeu ao menos uma dose (nesse caso, a 1ª dose de alguma vacina ou o imunizante de dose única) e 51,45% (também com mais de 18 anos) recebeu as duas doses recebidas ou a dose única da Janssen.

Mesmo quem completou o esquema vacinal com as duas doses deve manter cuidados básicos, como uso de máscara e distanciamento social, afirmam especialistas.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.

Notícias relacionadas

Idosa de 93 anos e pesando 20 quilos é resgatada em Manaus

Dez leitos de UTI em Manaus integram sistema nacional do SUS

Defensoria pede auxílio-moradia para moradores desabrigados por incêndio

Criminalística descarta suicídio da soldado PM Gisele Alves Santana

Prefeitura informa que o Basa é dono de prédio destruído por incêndio

Assuntos Covid-19, Ministério da Saúde, mortes por Covid, mortes por covid no Brasil
Redação 22 de setembro de 2021
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Ministro Alexandre Padilha mostra funcionamento de aparelho da UTI inteligente: são 60 salas em todo o país (Foto: Ministério da Saúde/Divulgação)
Saúde

Dez leitos de UTI em Manaus integram sistema nacional do SUS

4 de setembro de 2026
Projeto de lei institui usar parte de dinheiro arrecadado com bets para fundo de segurança pública (Foto: Freepik)
Dia a Dia

Ministro defende tratar bets como problema de saúde pública

4 de setembro de 2026
Vacinação contra o Sarampo
Dia a Dia

Ministério da Saúde reforça campanha para combater o sarampo no país

29 de agosto de 2026
Política

Wilson Lima alega que não comprou respiradores em loja de vinho

18 de agosto de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?