Do ATUAL
MANAUS — O Corpo de Bombeiros do Amazonas emitiu laudo técnico em que não autoriza o uso de guindastes pelo bumbá Caprichoso na apresentação de alegorias no Festival de Parintins, que começa nesta sexta-feira (28). A corporação foi acionada pelo rival Garantido às vésperas do início do festival.
A nota técnica é assinada pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros, Alexandre Freitas. Ele considera que durante demonstração do uso de equipamento na quarta-feira (26), não ficou clara a “eficiência no cumprimento das recomendações do MPAM (Ministério Público do Amazonas”.
“O Corpo de Bombeiros, no uso de suas atribuições constitucionais, não autoriza a utilização de guindaste para elevação de alegorias ou pessoas pelo Boi-Bumbá Caprichoso durante apresentações artísticas das três noites do Festival de Parintins”, diz trecho do documento.
Segundo Alexandre Freitas, o equipamento apresenta alto risco para segurança do público e dos trabalhadores. Além disso, é apontado que o Caprichoso não comprovou o cumprimento das normas para realizar o levantamento de alegorias no guindaste. “Considerando que o boi bumbá Caprichoso não comprovou cumprimento integral das normas citadas, principalmente no tocante ao isolamento de risco e modalidade de içamento de pessoas”, citou.
Por fim, o Corpo de Bombeiros ressalta que “como órgão fiscalizador não pode autorizar qualquer atividade que envolva o risco à integridade física de pessoas, devendo zelar pela incolumidade de pessoas”.
O ATUAL procurou ouvir a assessoria e direção do Caprichoso, mas não conseguiu contato.
Confira a decisão dos Bombeiros.