O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Bolsonaro põe os brasileiros em grave perigo, diz ONG de direitos humanos

11 de abril de 2020 Dia a Dia
Compartilhar
presidente Jair Bolsonaro
ONG diz que presidente Jair Bolsonaro cria risco para brasileiros (Foto: Carolina Antunes/PR)

Da Folhapress

SÃO PAULO-SP – A Human Rights Watch, ONG que defende e pesquisa os direitos humanos, divulgou neste sábado, 11, um relatório que diz que o presidente Jair Bolsonaro está colocando os brasileiros em ‘grave perigo ao incitá-los a não seguir o distanciamento social’ para conter a transmissão da Covid-19.

No documento, a organização afirma ainda que Bolsonaro “age de forma irresponsável disseminando informações equivocadas sobre a pandemia”. Mais de mil pessoas morreram por coronavírus no Brasil. Segundo boletim do Ministério da Saúde divulgado nesta sexta, 10, o país tem 1.056 mortes confirmadas por Covid-19 registradas.



No mundo, a marca de 100 mil mortes por coronavírus foi batida nesta sexta também. “Bolsonaro tem sabotado os esforços dos governadores e do seu próprio Ministério da Saúde para conter a disseminação da Covid-19, colocando em risco a vida e a saúde dos brasileiros”, diz José Miguel Vivanco, diretor da Divisão das Américas da Human Rights Watch, no comunicado.

“Para evitar mortes com essa pandemia, os líderes devem garantir que as pessoas tenham acesso a informações precisas, baseadas em evidências, e essenciais para proteger sua saúde. O presidente Bolsonaro está fazendo tudo, menos isso”, afirma.

O relatório diz que o presidente tem minimizado a gravidade da Covid-19 desde o início da crise e menciona declarações nas quais ele chama a doença de ‘gripezinha’ e ‘fantasia’ criada pela imprensa. “O presidente Bolsonaro tem repetidamente desconsiderado as recomendações de distanciamento social e incentivado as pessoas que não são ‘idosas’ a fazerem o mesmo, colocando-as em risco de contágio”, afirma o relatório.

A organização critica medidas tomadas por Bolsonaro durante a crise. Entre elas, a decisão do presidente de editar uma medida provisória para retirar dos estados a competência para restringir a circulação de pessoas, em 20 de março.

No dia 8 de abril, o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que os governos estaduais e municipais têm autonomia para determinar o isolamento social.

O relatório ainda menciona que, em pronunciamento feito no dia 24 de março, Bolsonaro pediu aos brasileiros que voltassem à normalidade. Também lembrou o governo federal iria veicular uma campanha sob a hashtag #OBrasilNãoPodeParar, mas foi impedida por uma determinação judicial que considerou que a ação contradizia as recomendações do Ministério da Saúde.

Procurado pela reportagem, o Planato ainda não se manifestou sobre o documento.

Notícias relacionadas

Servidor da Prefeitura de Manaus é obrigado a fazer recadastramento

Semed avisa que pagará no dia 29 de agosto professores dispensados

TCE suspende concurso para a Polícia Civil do Amazonas

Marcola negou liderar o PCC em audiência e disse estar ‘marcado pra morrer’

Para 65% de eleitores, governo federal não protege a Amazônia

Assuntos coronavírus, Human Rights Watch, isolamento social, Jair Bolsonaro
Cleber Oliveira 11 de abril de 2020
Compartilhe
Facebook Twitter
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Lula mantém vantagem sobre Bolsonaro (Fotos: Agência Brasil e Alan Santos/PR)
Política

Em pesquisa FSB/BTG Pactual, Lula tem 45% e Bolsonaro 34%

15 de agosto de 2022
Lula terá campanha focada na economia (Foto: Ricardo Stuckert/PT)
Política

Lula priorizará ‘vida do povo’ para conter avanço de Bolsonaro

15 de agosto de 2022
Política

Bolsonaro diz que ‘rachadinha é bem comum’ e poucos escapam

14 de agosto de 2022
Jair Bolsonaro disse que manifestações pelo Brasil viraram 'micareta do PT' (Foto: Alan Santos/PR)
Política

Bolsonaro admite que afogamento foi ‘coisa errada’ na ditadura militar

13 de agosto de 2022

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?