Da Redação
MANAUS – Em discurso na abertura da FestPIM, na manhã desta quarta-feira, 27, em Manaus, o presidente Jair Bolsonaro recomendou ao governador do Amazonas, Wilson Lima, que faça a reforma da previdência estadual. “Nós fizemos a (reforma da) Previdência. Eu tenho dito que a nossa previdência é uma quimioterapia, que realmente aumentou o tempo de serviço, aumentou a contribuição e os estados agora tem que fazer as suas”, disse Bolsonaro.
“O Estado do Amazonas, pelo que eu sei, os seus números né, não estão tão saudáveis assim, e o governo federal também não estava. R$ 1,2 bilhão de déficit, como o governador (Wilson Lima) falou. Então, ou faz a reforma, ou o estado vai quebrar, e nós devemos antecipar o problema”, prosseguiu o presidente.
Não há nenhum projeto do governo para reestruturar a Amazonprev, mas o presidente citou possível envio de proposta na ALE (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas). “Então, parabéns à sua iniciativa. Espero que a Assembleia Legislativa se conscientize disso e realmente vote, porque afinal de contas eu, o senhor, e os deputados estaduais e federais não podemos só esperar aplauso da população. De vez em quando uma medida amarga tem que ser tomada para evitar que o choro não aconteça lá na frente”, disse o presidente.
Entre as questões da reforma da previdência há o aumento da alíquota de contribuição obrigatória dos servidores ao regime de aposentadorias que será elevada de 11% para 14%.