
Do ATUAL
MANAUS – O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, afirmou nesta sexta-feira (4), em Manaus, que o Brasil retirou 24,4 milhões de pessoas da insegurança alimentar. Segundo ele, além de superar a fome, muitos beneficiários do Bolsa Família estão trabalhando com carteira assinada e empreendendo.
“Nós reduzimos em 24,4 milhões de pessoas que se aproxima a hora do almoço não tem a certeza de que vai ter o almoço. Se de noite vai ter ou não vai ter a janta. Segurança alimentar é isso”, declarou o ministro, acrescentando. “A gente quer, este ano de 2025, pela segunda vez, sob o comando do presidente Lula, tirar de novo o Brasil do mapa da fome”.
Dias lembrou da mudança na regra que obrigava beneficiários do Bolsa Família a perder o auxílio ao conseguir emprego formal. “Antigamente as pessoas, quando assinavam uma carteira de trabalho, automaticamente saíam do Bolsa Família. Hoje já não é mais essa a realidade”, celebrou.
O novo modelo permite que beneficiários mantenham o auxílio mesmo trabalhando, com regras escalonadas. “No Brasil, temos 20 milhões no Bolsa Família. Destes, 4 milhões trabalham, recebem um salário e recebem 100% do Bolsa Família. Outros 3 milhões aumentaram a renda e recebem a metade do Bolsa Família”.
O ministro apresentou dados sobre inserção no mercado de trabalho. “Desde 2023, já tivemos 16,5 milhões de pessoas do Cadastro Único que assinaram carteira de trabalho. Aqui no Amazonas, são 66 mil novas vagas de emprego, das quais 90% são ocupadas por beneficiários do Bolsa Família”.
Sobre empreendedorismo, Wellington Dias destacou. “Novos empreendedores: 40% é o povo do Bolsa Família. Esse povo quer trabalhar, quer crescer, como diz o programa, prosperar”.
Crédito facilitado para empreendedores
O ministro anunciou facilidades para acesso ao crédito através do Fundo Garantidor Federal. “Eu quero botar um salão de beleza, eu quero botar uma mercearia, eu quero botar uma oficina mecânica. Qualquer que seja a atividade, pelo programa, a gente financia”.
As condições são facilitadas. “Taxa de juros baixos vai de 0,5% ao ano no campo, e na cidade vai de 7,85% até 15% ao ano. Estava até 72% ao ano, vocês terão uma ideia, e a gente fez cair a taxa de juros”.
As declarações foram dadas durante o lançamento do programa “Manaus Por Você”, uma iniciativa que unifica, moderniza e amplia o alcance das ações sociais do município. O evento, realizado no Studio 5, contou com a presença do ministro Wellington Dias, além de autoridades municipais e estaduais.