
Da Redação
MANAUS – A Prefeitura de Manaus informa que os beneficiários do programa Auxílio Brasil que tenham na família crianças menores de 7 anos, gestantes e mulheres de 14 a 44 anos, devem retornar às UBSs (Unidades Básicas de Saúde), no segundo semestre deste ano, para atualizar dados sobre saúde.
A Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) informa que uma das condições para que o benefício seja mantido é a consulta na Atenção Primária ao menos duas vezes ao ano.
Em Manaus, 254.695 pessoas devem realizar o acompanhamento em saúde na segunda vigência do programa, de julho a dezembro, segundo dados do Ministério da Saúde. Dessas, 81.987 são crianças e 172.708 mulheres. Até a última quarta-feira (13), apenas 38.081 beneficiários atualizaram o procedimento, sendo 4.274 crianças e 33.807 mulheres.
A chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa, Lia Ferreira, alerta que na primeira vigência, de janeiro a junho deste ano, apenas 62% dos beneficiários realizaram o acompanhamento na capital. Quem não atualizar os dados perderá o auxílio.
“Quando o beneficiário recebe esse recurso financeiro, ele assume algumas condicionalidades para permanecer no programa, e na Saúde, ele deve fazer o acompanhamento nas UBSs duas vezes ao ano, na primeira e segunda vigência”, disse Lia.

Os dados são enviados ao Ministério da Cidadania, responsável pela coordenação do Programa Auxílio Brasil. “Quem não fez o acompanhamento em saúde é notificado pelo ministério no primeiro momento, e posteriormente se ainda foi identificado que ele continua sem realizar o procedimento durante um ano inteiro, corre o risco de ter o recurso suspenso. A partir do momento que essa família recebeu alguma notificação, ela deve procurar o Cras (Centro de Referência da Assistência Social) para regularizar sua situação”, ressaltou.
