Por Hudson Neris, do ATUAL
MANAUS – Após o fracasso de audiência e a enxurrada de críticas sobre a edição passada, o BBB 23 tem tudo para ser diferente. Isso porque Boninho, diretor do programa, apostou em um ingrediente principal, o ego dos participantes.
O BBB 23 estreou na noite desta segunda-feira (16) e permanece até o momento entre os assuntos mais comentados da internet. A estreia do Big Brother Brasil sempre causa rebuliço, dentro e fora das redes sociais.
Existe uma parcela de espectadores que ama acompanhar o reality da Globo e aqueles que pregam que o BBB aliena as pessoas e as deixam mais burras.
É comum encontrar posts na internet que pedem para que as pessoas desliguem a TV na hora do programa e leiam livros, ou que procurem os teatros para assistir algo mais refinado.
A grande verdade é que o reality é um sucesso de audiência, e uma maioria esmagadora adora se acomodar no sofá e acompanhar as novidades do programa, seja pela televisão ou pelas redes sociais.
Dado aos últimos acontecimentos do cenário político, é natural que a população deseje se desligar das polêmicas e notícias mais sérias do antigo governo, e se “alienar” por alguns meses, mantendo-se longe das notícias trágicas sobre o Brasil.
Para tentar reconquistar essa parcela de espectadores, e se livrar da tão mal falada edição do ano passado, Boninho investiu em uma seleção de participantes que mais parecem ter saído da fábrica de chocolates de Willy Wonka.
Willy Wonka é o personagem principal de ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’ filme lançado em 1971, estrelando Gene Wilder no papel de Wonka.
Nesse caso, este detalhe está longe de ser uma crítica ao novo elenco. Existe ingrediente melhor para mover um reality show do que um grupo de “biscoiteiros”, confinados em uma casa e querendo aparecer mais do que os outros?
O termo “biscoiteiro” ou “biscoiteira” ficou popular na internet e é usado para denominar pessoas que fazem de tudo para receber atenção, ou receber likes em suas redes sociais.
Finalizada nesta terça-feira (17), a primeira prova de imunidade mostrou que o novo elenco do reality, não está interessado em fazer um BBB do amor, termo utilizado pelo ator Tiago Abravanel, para definir uma edição mais amigável do programa e com menos combinação de votos na edição passada.
A duração total da dinâmica foi de quase 12 horas, culminando na vitória de Fred e Ricardo, que estavam na disputa contra a dupla Bruna Griphao e Larissa.
Ainda que esta edição flope e não levante nenhuma polêmica, ou assunto relevante, Boninho ainda pode se valer dos “biscoitos” produzidos pelos brothers e sisters da casa, durante os três meses do programa, coisa que não funcionou ao tentar empurrar o pãozinho e campeão do ano passado Arthur Aguiar para os telespectadores.
Entre prós e contras, o BBB 23 está no ar e todos querem ser a nova Juliette, ou o novo Gil do Vigor. Ainda não dá para apostar quem será, ou se esta edição revelará um novo fenômeno do programa, o que se sabe é que, aparentemente, ninguém quer ser o novo Arthur e todos querem entrar pra história.