Da Folhapress
SÃO PAULO – Morreu nesta segunda-feira (10), aos 61 anos, o ator e humorista Ivanildo Gomes Nogueira, mais conhecido como Batoré. Ele estava internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pirituba, na zona norte de São Paulo.
A morte foi confirmada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), sem dar detalhes sobre a causa. “Os devidos esclarecimentos médicos foram repassados à família”, diz o órgão em nota.
Apesar de estar em tratamento contra um câncer, a equipe de Batoré diz que ele estava bem e continuava tocando suas atividades profissionais normalmente até a última sexta-feira (7). No Instagram, ele comemorou no domingo (9) o fato de ter alcançado mais de 122 mil seguidores –no momento, já passam de 123 mil.
Batoré era pernambucano de Serra Talhada, mas se mudou com a família para São Paulo ainda criança. Ele ficou conhecido na década de 1990 ao integrar o humorístico “A Praça É Nossa”, no SBT. Mais recentemente, em 2016, foi contratado pela Globo para interpretar o delegado Queiroz na novela “Velho Chico”.
Além de ator e humorista, ele também se envolveu com política. Em 2008, foi eleito vereador pelo município de Mauá (SP). Ele foi reeleito em 2012, mas acabou afastado do cargo após a justiça eleitoral considerar que houve infidelidade partidária durante seu mandato.
Homenagens
Celebridades e políticos lamentaram nas redes sociais a morte de Batoré e lhe prestaram homenagens.
O jornalista Milton Neves compartilhou no Twitter uma mensagem trocada com o humorista nas redes sociais e lamentou a morte. “Após o Natal de 2021 recebi essa mensagem do genial humorista Batoré, e hoje fiquei sabendo de sua morte pelo maldito câncer. Deus te receba, Batoré. Você fez muita gente rir por aqui. Fique com Deus!”
“Morre o cara que mais gerou apelido numa geração de gente feia. Rip Batoré”, escreveu Maurício Meirelles no Twitter. O ex-Fazenda Caique Aguiar, filho do humorista Carlinhos Aguiar, postou um emoji chorando em uma última postagem de Batoré no Instagram.
O jornalista José Calil lamentou a morte do humorista e o fato de que não teve tempo de ir ao programa dele. “Batoré morreu eu estando em dívida com ele. Várias vezes me convidou para ir ao seu programa e eu não consegui por causa dos meus horários. Grande ouvinte da Três Esportes. Vá em paz!!!”
O deputado estadual Coronel Telhada (Progressistas-SP) afirmou que a morte do humorista deixa um vazio no humor. “O falecimento do Batoré, que lutava contra um câncer, deixa uma lacuna no humorismo brasileiro e torna nosso dia mais triste. Meus sentimentos a família e amigos. Descanse em paz guerreiro”, publicou o deputado no Twitter.
O senador Álvaro Dias (Podemos-PR) também compartilhou no Twitter a notícia da morte do humorista. “O ator e humorista Ivanildo Gomes Nogueira, de 61 anos, conhecido como Batoré, morreu hoje, em São Paulo. Ele estava com câncer. Nossos sentimentos e solidariedade à família e amigos.”