
Por Ricardo Araújo, do Estadão Conteúdo
SÃO PAULO – Um avião caiu perto da Base Aérea de Parnamirim, na região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte, no início da tarde desta terça-feira (22).
A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar, acionado pela FAB (Força Aérea Brasileira) para conter as chamas na vegetação provocada pelo querosene da aeronave. Ainda não há informações sobre vítimas ou a causa do acidente.
O piloto direcionou a aeronave F-5M a uma área remota e ejetou antes da queda. Em seguida, foi resgatado por uma equipe de salvamento. Procurada, a FAB, disse, em nota, que a apuração sobre o acidente deve “identificar os possíveis fatores de causa da queda para evitar novas ocorrências semelhantes”.
Momentos antes da queda, outros aviões foram vistos em treinamento na região. Está previsto para o período de 3 e 15 de novembro o Cruzex (Exercício Cruzeiro do Sul). O treinamento é organizado pela FAB com participação das forças armadas de outras nações. O objetivo é o treinamento conjunto em cenários de conflito.
A iniciativa deve reunir 16 países em 2024. Estão previstas mais de 1.500 horas de voo, além de treinamentos de ataque ao solo, superioridade aérea, escolta e reabastecimento em voo.
Conforme oficiais da FAB ouvidos pelo Estadão, a aeronave envolvida no acidente participava de operações relacionadas ao Cruzex.