Do ATUAL
MANAUS – A Avenida do Turismo, na zona oeste de Manaus, terá sete radares de trânsito – os ‘corujinhas’ – de olho nos motoristas. O IMMU (Instituto Municipal de Mobilidade Urbana) instalou os radares para registro de velocidade na via com o maior número de acidentes de trânsito. Neste ano foram registradas 17 mortes em acidentes na Avenida do Turismo.
Os radares estão funcionando, mas o registro de multa valerá a partir do dia 2 de janeiro de 2025.
De janeiro a novembro deste ano, houve um aumento de 19% no número de mortes no trânsito em Manaus na comparação com o mesmo período de 2023. No total, 292 pessoas morreram nas vruas da cidade, enquanto no ano anterior roam 228.
Metade das vítimas eram motociclistas – 146, um aumento de 39% em relação a 2023 quando foram registrados 105 óbitos dessa categoria.
A população será orientada sobre os limites de velocidade em cada trecho. Também haverá campanhas de conscientização com ênfase nos pilotos de motos.
A instalação dos radares foi com base em dados que mostram que a fiscalização eletrônica é eficaz na redução de acidentes fatais. Manaus, que contou com esse sistema no passado, registrou queda nas ocorrências graves durante o período de funcionamento dos radares, informou o IMMU.
Locais de Instalação dos Radares na Avenida do Turismo.
1 – Ponta Negra – sentido complexo turístico Ponta Negra
2 – Condomínio Mediterrâneo 1 – Tarumã sentido aeroporto Eduardo Gomes
3 – Trecho entre a Avenida Thales Loureiro – Ponta Negra sentido complexo turístico Ponta Negra
4 – Oposto ao residencial Viver Tarumã – Tarumã-Açu sentido Oeste
5 – Em frente ao condomínio Viva Vida Tarumã – Tarumã sentido Leste
6 – Trecho próximo à Escola Municipal Marechal Cândido Rondon/ponte do Igarapé da Bolívia – Tarumã sentido Norte
7 – Oposto à empresa Vida Film, Tarumã sentido Oeste