O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Autor de mortes em escolas de Aracruz deve ser internado por 3 anos

7 de dezembro de 2022 Dia a Dia
Compartilhar
Câmeras gravaram homem com arma na mão e roupa militar entrando na escola (Foto: Twitter/Reprodução)
Câmeras gravaram homem com arma na mão e roupa militar entrando na escola (Foto: Twitter/Reprodução)
Por Rafael Gomes, da Folhapress

VITÓRIA – A Justiça determinou que o adolescente de 16 anos responsável pelo ataque que deixou quatro mortos e sete feridos em duas escolas de Aracruz, no Espírito Santo, fique internado por três anos. O tempo é o máximo estabelecido a infratores neste modelo de medida socioeducativa. A decisão foi divulgada nesta quarta (7) pela Vara da Infância e da Juventude.

O atirador foi julgado dentro do prazo de 45 dias, como prevê a lei brasileira para casos envolvendo menores de idade. Ele será avaliado a cada seis meses por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos e psiquiatras.

O adolescente vai cumprir a medida socioeducativa no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), em Cariacica, na Grande Vitória, onde já está internado desde o dia seguinte aos ataques, que ocorreram no dia 25 de novembro.

A advogada do adolescente, Priscila Benichio, afirmou que não vai recorrer da decisão judicial. “Nesse período em que o adolescente estará sob a tutela do Estado, deverá passar por exames psiquiátricos recorrentes, para atestar sua possibilidade de retornar ao convívio social”, afirmou a advogada.

Apesar de a decisão prever a internação, o advogado criminalista Flavio Fabiano diz que o tempo pode variar, ou seja, ele pode ser posto em liberdade antes mesmo do período máximo, que é de três anos.

O adolescente, quando internado, deverá passar por uma avaliação psicológica a cada seis meses por uma equipe multidisciplinar, que é composta de psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais.

“Eles emitirão um laudo social a fim de orientar o juízo da infância e juventude acerca da necessidade da manutenção ou não da internação e se o menor ainda pode oferecer risco à sociedade. Esse laudo é sugestivo, ou seja, orientará o magistrado”, diz o criminalista.

Após o período, o Ministério Público poderá, orientado pelo laudo social, requerer a desinternação do menor em qualquer tempo. “A lei estabelece o prazo máximo de três anos de internação, mas isso não é uma regra, posto que o adolescente poderá ser posto em liberdade assistida antes desse tempo, tudo baseado no laudo social e levando em consideração a possível cessação do risco social, ou seja, da periculosidade do indivíduo”, afirmou.

A Polícia Civil entregou nesta terça (6) o primeiro inquérito sobre o crime, mas vai continuar investigando o caso. Os investigadores querem saber, por exemplo, como o adolescente se planejou para o ataque e se ele teve ajuda de outras pessoas durante sua preparação.

O adolescente de 16 anos respondeu por ato infracional análogo aos crimes de nove tentativas de homicídio qualificada por motivo fútil e quatro homicídios qualificados por motivo fútil, que gerou perigo comum e com impossibilidade de defesa das vítimas.

O caso

Eram 9h30 do dia 25 de novembro quando o adolescente de 16 anos, armado com uma pistola e um revólver, invadiu as escolas Primo Bitti e Centro Educacional Praia de Coqueiral, em Aracruz, com o objetivo de matar o maior número possível de pessoas, segundo a polícia.

Três professoras foram mortas na primeira escola, onde o adolescente estudou até junho deste ano e a mãe dele deu aula. Na segunda escola, ele matou uma aluna de 12 anos. O adolescente foi apreendido no mesmo dia, horas após o ataque, na casa dos pais, que fica no mesmo município.

Notícias relacionadas

Prefeito anuncia mudança em agência para fiscalizar serviço de água em Manaus

Bombeiros encerram buscas por cinco desaparecidos em naufrágio em Manaus

Desembargador manda paralisar obra de ponte de R$ 125 milhões no AM

Homem é condenado a 57 anos de prisão e a pagar R$ 60 mil por estupro de crianças

Juiz anula trecho de portaria que proibia delegado de conceder entrevista

Assuntos Aracruz, ataque a escolas
Cleber Oliveira 7 de dezembro de 2022
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Senador Beto Martins, autor do projeto, alega que apenas policial na escola não garante segurança (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)
Política

Projeto sobre preparo de alunos para prevenir ataques em escolas é aprovado no Senado

8 de outubro de 2024
Polícia

Polícia prende homem suspeito de ameaça de massacre em escola no AM

24 de abril de 2024
Ambulância em escola após ataque: ainda não há informação sobre mortos e feridos (Foto: WhatsApp/Reprodução)
Dia a Dia

PF combate grupo neonazista ligado a ataques em escola de Aracruz (ES)

2 de junho de 2023

Violência nas escolas e na sociedade

11 de abril de 2023

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?