Por Teófilo Benarrós de Mesquita, do ATUAL
MANAUS – O aumento real de R$ 1 no valor cobrado ao consumidor pelo litro da gasolina comum nos postos de Manaus a partir de 1º de março não apareceu na pesquisa semanal da ANP (Agência Nacional do Petróleo) porque o órgão fez a coleta de informações na capital amazonense nos dias 27 e 28 de fevereiro, antes do retorno da cobrança de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). A informação foi enviada pela agência ao ATUAL em nota.
No levantamento nacional dos preços, a ANP coletou dados entre entre os dias 26 de fevereiro e 4 de março, período que envolveu também a sondagem no interior do Amazonas. O preço médio do litro da gasolina nos postos do estado foi de R$ 5,64 e o maior valor encontrado foi de R$ 5,89. Mas desde o dia 1°, o preço predominante nos postos de Manaus é R$ 6,59.
“O último levantamento semanal de preços disponível foi realizado entre os dias 26/2 e 4/3, portanto, alguns valores foram apurados antes do dia 1º de março e outros após essa data”, informou a ANP.
“Para a localidade de Manaus/AM, todos os postos foram pesquisados nos dias 27 e 28/02/23. Portanto, antes da reoneração da gasolina comum. Somente a partir da próxima divulgação do resultado do levantamento será apurado o impacto do retorno de tributos federais ao preço do combustível”, esclareceu.
Na nota, a ANP informa que o maior valor encontrado em Manaus foi de R$ 5,89. O maior preço foi de R$ 6,58, cobrado no Posto Benevides, o único pesquisado em Itacoatiara (a 267 quilômetros de Manaus). A data da pesquisa no município foi 3 de março.
A ANP também consultou preços em cinco postos em Manacapuru, todos em 28 de fevereiro, e oito em Parintins, todos em 1º de março.
Metodologia
A pesquisa de preços de revenda é feita semanalmente em todos os estados mais o Distrito Federal, por uma empresa contratada pela ANP por meio de licitação pública. A partir de critérios econômicos, tais como renda, população, número de postos revendedores e frota de veículos, foram selecionadas as 459 localidades, informa a agência.
A empresa que realiza a pesquisa uma seleção aleatória da amostra a ser coletada semanalmente. Nos procedimentos de seleção, entretanto, deve ser garantida a aleatoriedade e observada a cobertura geográfica do município.
Os pesquisadores visitam pessoalmente cada posto revendedor, preenchem um formulário eletrônico de coleta e realizam o registro fotográfico da fachada da revenda, do painel de preços e do quadro de avisos.
Além dos registros fotográficos, o formulário eletrônico captura a geolocalização do pesquisador, com data e hora, garantindo a confiabilidade e a rastreabilidade dos dados, afirma a ANP.