
Da Redação
MANAUS – As aulas presenciais na rede pública do Amazonas serão retomadas no dia 10 de agosto, anunciou a Seduc (Secretaria de Educação do Amazonas) na manhã desta terça-feira, 28. A volta às salas de aula será gradativa e híbrida. Os primeiros a retornarem serão os estudantes do ensino médio regular e da modalidade de EJA (Educação de Jovens e Adultos). Dia 24 de agosto, retornam os alunos do ensino fundamental (anos iniciais e finais).
De acordo com o governador Wilson Lima, os trabalhos para a retomada das aulas presenciais começaram há quatro meses. “Nós chegamos a essa conclusão e tomamos essa decisão resultado de um trabalho que vem sendo feito desde o dia 1º de abril, junto com a Secretaria de Educação, professores, juntamente com o comitê que foi montado para acompanhar a questão da Covid-19”, disse Lima.
“Para a gente chegar a essa decisão fizemos uma série de pesquisas, inclusive pesquisas com os pais, alunos e professores que entenderam a necessidade da gente retomar as aulas”, completou o governador.
Outro aspecto considerado para a volta às aulas presenciais foram as quedas nos números de enterros e internações no sistema público de saúde. “A decisão que nós tomamos aqui é baseada nos números que a gente tem da Fundação de Vigilância em Saúde e também da Secretaria de Saúde”, disse Lima. “Esses números caíram significativamente, eles estabilizaram. E a gente torce para que continuem caindo”, afirmou o governador.
Retorno híbrido e escalonado
Todas as turmas serão divididas em blocos A e B, frequentando as escolas de maneira intercalada. Às segundas e quartas-feiras, o bloco A assiste às aulas presenciais e, às terças e quintas-feiras, será a vez do bloco B conferir as atividades presenciais. As sextas-feiras serão destinadas aos professores, que realizarão o seu planejamento de conteúdos.
Nos dias em que os estudantes estiverem em casa, eles deverão acompanhar os conteúdos por meio do projeto “Aula em Casa”, que terá a sua programação adaptada.
O projeto terá continuidade e pode ser acompanhado pelos canais da TV Encontro das Águas (2.1, 2.2, 2.3 e 2.4) e pela Internet, por meio do YouTube, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma Saber+ e aplicativo Aula em Casa.
A retomada das aulas foi com base em parecer da FVS (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas), que acompanha os dados do novo coronavírus (Covid-19) no estado.
As escolas distribuirão máscaras a todos os profissionais e estudantes. Também gaverá reforço nas práticas de higiene pessoal, como lavagem correta das mãos nas pias instaladas nos ambientes comuns; distanciamento de, pelo menos, 1,5 metro entre as pessoas, tanto na sala de aula como nos corredores e refeitórios; e limpeza constante das superfícies para evitar a proliferação do vírus.
Confira a coletiva do governador Wilson Lima.
Essa volta às aulas será pra compra superfaturada de álcool em gel.
Pra tirar mais o nosso dinheiro e sustentar a TV crítica.
Um absurdo,sabemos a realidadr da maioria das escolas em que nem pia tem.
Uama empresa foi contratada em milhões para colocar papéis nas cadeiras e dizer que está seguro.
As escolas não controlam nem piolho.
Eles deveriam divulgar a pesquisa tabulada e auditada pra mostrar que contam com o apoio da maioria.
Serão distribuídas máscaras???
Como se não tem em posto de saúde e em pronto-socorros??? Se os profissionais dizem que estão comprando!?
Os pais querem que as aulas presenciais voltem??? Só se for os preguiçosos que não dão atenção aos filhos!
E outra, no jornal mesmo, reportagem disseram que caiu e teve outro aumento, as pessoas estão nas ruas, nos bares, nas casas de forró, nos postos de gasolina fazendo festa, e todos sem proteção alguma 😠
E querem expor as crianças??? Os alunos??? Aff
Achei bom que legal !! Que irão recomeçar!
Não irei mandar meus filhos as escolas, primeiro não existe vacina contra esse vírus, a maioria das escolas não tem nem pia, imagine uma pessoa disposta a lidar com mas de 200 alunos nas horas do intervalos banheiros e merenda, sera que o estado vai ter álcool gel o suficiente para a demanda dos alunos nas escolas.
Considero uma irresponsabilidade sem tamanho a liberação dessas aulas presenciais. O Estado não possui estrutura adequada para atender essas crianças. Primeiro pois o número de alunos por sala supera os 50 e mesmo dividindo em grupos, 25 alunos numa sala ultrapassa o preconizado pela OMS da distância de 01 metro e meio. Vamos preservar a vida…
Os filhos do governador vao para a escola publica?com banheiros detonados e pias caindo os pedacos?
Exatamente!!
Só acredita na segurança da “volta às aulas com protocolo” quem nunca mais pisou numa escola desde que terminou os estudos. Na teoria, tem tapete sanitizante, álcool em gel e uso obrigatório de máscara. Na prática, tem um monte de criança com saudade dos amigos se abraçando, incomodada com a máscara e mexendo o tempo todo, tem compartilhamento de lanche sem dar tempo de a professora interferir, tem empréstimo de borracha, tem falta de profissional de limpeza de banheiros a cada uso e não tem sabonete pra lavar as mãos durante todo o tempo. E mais: se não pode brincar, não pode ir pra quadra, não pode parquinho, não pode cantina, não pode e não pode, voltar pra quê? Pra sentar solitário com uma máscara incomodando e só fazer dever!? Escola é mais. Muito mais que sentar longe dos amigos e só absorver conteúdos.
Só acredita em retorno seguro sem vacina quem não sabe o que é escola. ( Texto de Márcia Gonçalves)
Concordo com este texto!
Não concordo em mandar meu filho pra escolher agora. Voltar o ano letivo no mês de agosto é a mesma coisa que nada. Deixem a tá voltar ano que vem, já estão adaptados a rotina atual. Ano letivo se recupera, já a vida não!!!!!!! Meu filho não irá, pode reprova lo, eu mesma repeti q minha 6 série e não morri por causa disso.