
BELO HORIZONTE – Maior vencedor do Campeonato Mineiro, o Atlético conquistou neste domingo o seu 44º título estadual. Em uma grande decisão com o Cruzeiro, o time se deu melhor ao derrotar o rival por 2 a 1 no estádio Independência, com gols marcados por Robinho e Elias. Ramon Ábila fez o gol do Cruzeiro.
Dono da melhor campanha da primeira fase, o Atlético precisava de um empate para assegurar o título estadual. E o time fez ainda mais, superando o rival e encerrando um jejum de oito jogos sem vencer o Cruzeiro, iniciado em 2015, exatamente no ano da última conquista estadual do Atlético, agora novamente campeão.
O título também confirmou a aposta da diretoria no Independência principal casa do Atlético desde a sua reinauguração em 2012 e escolhido para ser o palco da finalíssima em detrimento do Mineirão, com capacidade maior. E com o triunfo do título, manteve 100% de aproveitamento no estádio do Horto em 2017, com dez vitórias no local.
Gaúcho
No Sul, o Internacional tinha uma importante missão ‘moral’ neste domingo: conquistar o heptacampeonato do Gauchão, ampliar o domínio regional sobre o Grêmio e demonstrar que o ano de reconstrução após o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro estava em andamento. Nada, contudo, saiu como o esperado. Após o empate por 1 a 1 na partida disputada no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, o Novo Hamburgo ganhou nos pênaltis por 3 a 1 e conquistou o título do Campeonato Gaúcho – o jogo de ida havia sido 2 a 2.
Esse foi o primeiro título estadual da história do Novo Hamburgo que já havia sido vice em 1942, 1947, 1949, 1950 e 1952. É, também, o primeiro de um time do interior gaúcho desde 2000, quando o Caxias levou a taça – a equipe era treinada pelo então pouco conhecido Tite.
O título, aliás, coroou a irretocável trajetória do Novo Hamburgo no Campeonato Gaúcho. A equipe teve a melhor campanha na primeira fase, eliminou o Grêmio na semifinal e deixou o torneio sem ter perdido um único jogo para a dupla Gre-Nal.
O Inter, por sua vez, perdeu a chance de conquistar o histórico heptacampeonato gaúcho e permaneceu com 45 títulos estaduais. A equipe, agora, segue a preparação para a Série B, onde estreia no sábado, contra o Londrina, fora de casa.
(Estadão Conteúdo/ATUAL)