Da Redação
MANAUS – O ultramaratonista amazonense Vitor Gadelha, de 24 anos, quer ser o primeiro atleta a realizar a travessia do Rio Negro em percurso de ida e volta. O desafio deve ocorrer entre os dias 15 e 17 de outubro, dependendo das condições climáticas.
A travessia do Rio Negro foi disputada pela primeira vez em 1970 com o nome de Travessia Almirante Tamandaré e se tornou o principal evento de águas abertas no Norte do Brasil em 50 anos. Porém, nunca foi realizada em trajeto de ida e volta.
“A ficha ainda não caiu do que está sendo feito. Fico muito feliz de estar metendo a cara. Estar tentando, me esforçando para este desafio. Tenho um sentimento de orgulho por isso”, disse Gadelha, atleta da Aquática Amazonas.
Em média, a distância de uma margem a outra é de 8,5 km, com pequena variação em razão do trecho do rio escolhido pelo nadador para dar suas braçadas e pernadas de Manaus até a praia do Camaleão, no distrito de Cacau Pirêra.
Vitor Gadelha detém o recorde de atleta amazonense que nadou a maior distância da história. O feito foi alcançado em 2021 quando completou os 48 km do Big Island Swimming Association (Bisa) estabelecendo o recorde absoluto da prova, com 17h01.
Além do Bisa, Gadelha participou de provas como a 14 Bis (SP); Do Leme ao Pontal (RJ); Travessia da Ilha do Mel (PR); e a internacional Travessia de Capri a Napoli, na Itália.
O desafio Travessia Rio Negro ida e volta terá transmissão ao vivo pelo YouTube e pelas redes sociais Instagram e Facebook.
Bom