Por Alexandre Simões*
MANAUS – Ontem quinta-feira e hoje sexta-feira (16/11 e 17/11/2017) ocorreu um evento importante na sede do Tribunal de Contas do Amazonas – TCE/AM com o seguinte Tema: “I Simpósio Nacional” e com Sub-tema: “O Papel da Ouvidoria no Cenário Atual de Crise Política, Institucional e Ética”. Como cidadão e ativista social que eu sou e que gosta de ouvir e debater um assunto importante como este, me inscrevi no evento via internet e fui participar no primeiro dia.
Infelizmente ao participarmos do evento, percebemos que ao término de cada palestra, NÃO estava havendo uma interatividade dos palestrantes e ou expositores com os cidadãos e cidadãs presentes na plenária do evento. Pois ao menos nós dois (Alexandre Simões e Luis Odilo) estávamos ávidos em ao menos fazer uma pergunta para cada palestrante e ou ainda dar uma contribuição na fala do assunto explanado. Ao irmos atrás de algum funcionário da Ouvidoria do órgão para registrar nossa angustia, uma senhora que trabalha neste TCE/AM e que estava na porta de entrada do Auditório ao ouvir nosso relato perguntou se tínhamos lido a programação que estava num panfleto contido dentro das pastas dos participantes. Pois segundo ela, este Simpósio que está sendo realizado, em nenhum momento está dito que haverá tal interação com a platéia presente.
Mas se esta Ouvidoria está utilizando recursos públicos para realização deste evento, nada mais justo que possamos (cidadãos e cidadãs) nos expressar e não somente passar horas e horas só ouvindo as boas práticas que foram adotadas por outras ouvidorias em outros estados e não tirar possíveis dúvidas sobre as falas realizadas
Informamos que sim, que tínhamos lido o referido panfleto e que em nosso humilde conhecimento a palavra SIMPÓSIO tem um significado que nos remete ao DEBATE de determinado assunto conforme na fica claramente esclarecido na folha 02, que determina mais minuciosamente o significado real da palavra em questão e que dá o nome ao evento.
Inclusive gostaríamos de ressaltar que na sede da nossa Associação de moradores temos fixado em uma das nossas paredes uma pesquisa (extraída do site htpp://posgraduando.com), que detalha quais são as diferenças entre Palestra, Curso, Workshop, Simpósio, Seminário e Congresso. Assim com o conhecimento do significado de cada evento é que decidimos nos inscrever para participar ou não, já que como cidadãos, gostamos de expressar nossas sugestões e ou ainda nossas indignações sobre os assuntos que serão tratados nos eventos que acontecem em nossa Cidade.
Tribunal de Contas do Amazonas pregando uma política NÃO adotada pelo referido órgão quando se tenta exercer a pura cidadania de contribuição. Esperamos que nosso documento seja visto e colocado em prática em qualquer outro evento que venha ser realizado na Instituição de Controle.
*ALEXANDRE SIMÕES
ATIVISTA SOCIAL
(O texto acima foi entregue em forma de documento ao ouvidor do TCE, conselheiro Mário de Mello)