Da Redação
MANAUS – O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, disse estar ‘em paz’ e ‘orgulhoso’ com o trabalho que fez pelos camelôs da capital. “Estou em paz com os antigos camelôs e orgulhoso do que fizemos por eles e por Manaus”, escreveu em publicação no Facebook ao relembrar a realocação dos informais que atuavam nas ruas da cidade para as galerias populares.
Para Arthur, a retirada dos camelôs das ruas foi benéfica, pois os colocou em um local protegido do sol e chuva e regularizou a situação dos atendidos. “Quando assumi a Prefeitura de Manaus, em 2013, considerava que tinha uma dívida com os camelôs e, desde antes da posse, nos reunimos várias vezes para estabelecer um plano para desocupar as áreas do Centro e, ao mesmo tempo, garantir a vida deles não mais como camelôs, trabalhando sob sol e chuva, mas como microempreendedores”, disse.
O projeto ‘Viva Centro Galerias Populares’ foi criado em 2014. A Galeria dos Remédios funciona com 508 camelôs; a Galeria Espírito Santo, com 295; e o Shopping Phelippe Daou, com mais de 500 trabalhadores, segundo a Prefeitura.