
Do ATUAL
MANAUS — O prefeito de Manaus, David Almeida, lançou nesta quinta-feira (8) o projeto “Arte Pela Cidade”, movimento cultural que integra o programa “Cultura Itinerante”. As ações ocorrerão em diversos espaços públicos para promover atividades artísticas como música, dança e teatro. As manifestações serão em terminais de ônibus, feiras e praças.
Serão 500 artistas contemplados com apoio financeiro que receberão cachê para realizarem as apresentações em diferentes pontos da cidade. Estão incluídos músicos, grupos de teatro, companhias circenses, dançarinos, artistas visuais e outros fazedores de cultura.
De acordo com Jender Lobato, diretor-presidente da Manauscult (Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos), os artistas se apresentarão em feiras, terminais de ônibus, viadutos ou espaços públicos em Manaus.
“Vai se estender de maio agora até novembro, exatamente para dar oportunidade também para os artistas trabalharem, que a gente sabe que não está fácil. Então, se tem esse programa, a gente dá oportunidade para artistas que já são consagrados trabalhem, mas também que mais artistas apareçam e tirar seu ganha-pão”, disse o secretário, em entrevista coletiva.
Com início das atividades previsto para esta sexta-feira (9), Jender Lobato disse que a intenção é também promover a economia criativa, gerar renda direta para os artistas, fomentar o comércio local e valorizar o trabalho cultural. Também busca ocupar os espaços públicos.
Aos artistas interessados em fazer parte do projeto é necessário se cadastrar no site: https://concultura.manaus.am.gov.br/. Os que fazem parte do programa também precisam atualizar o cadastro.
“Os artistas vão lá, se inscrevem, se cadastram, recebem um convite para comparecer à secretaria e assim, a gente faz a programação com o agendamento dos locais onde eles irão se apresentar com os respectivos cachês que serão pagos para esses artistas locais”, disse o prefeito.