Da Redação
MANAUS – Mesmo com alta de 7% na produção de motocicletas em abril na comparação com o mesmo mês de 2020, o volume ficou 2,8% menor em relação ao total de unidades que saíram das linhas de montagem das fábricas de Manaus em março deste ano, segundo a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas).
A indústria produziu 122.220 unidades em abril, que representa 1.679 a mais que as 125.756 produzidas no ano passado. Em março, foram 125.756 motocicletas que, segundo a Abraciclo, trata-se da “diferença resultante dos três dias úteis a menos no mês de abril em relação ao período anterior”.
No quadrimestre, foram fabricadas 359.621 motocicletas, o que corresponde a uma alta de 20,2% na comparação com o mesmo período de 2020 (299.278 unidades). Esse foi o melhor resultado dos quatro primeiros meses desde 2019. Naquele ano, a produção somou 367.986 motocicletas.
O presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, associa os números a recuperação do setor. “Depois de um primeiro bimestre bastante difícil, a produção de motocicletas apresenta uma curva de recuperação e estamos bem próximos ao patamar registrado em 2019, o que comprova isso”, afirmou.
A Abraciclo pretende produzir 1.060.000 motocicletas em 2021, o que representa uma alta de 10,2% na comparação com as 961.986 registradas no ano passado. Fermanian afirma que se o ritmo de produção for mantido, a indústria poderá revisar os números no segundo semestre.
Vendas no varejo
De acordo com a associação, o licenciamento de motocicletas totalizou 94.654 unidades em abril e foi 52% superior ao registrado no mês anterior (62.262 unidades). Fermanian afirma que esse aumento era esperado, devido a recuperação da produção das fabricantes instaladas no PIM (Polo Industrial de Manaus).
“Até o mês passado ainda lidávamos com a falta de motocicletas no varejo devido ao impacto que as produções sofreram em janeiro e fevereiro. Com esses novos índices produtivos, nosso objetivo é alcançar, gradativamente, o equilíbrio entre a oferta e a demanda e reduzir a fila de espera”, disse Fermanian.
Na comparação com abril de 2020, quando o país era fortemente impactado pela pandemia, os emplacamentos aumentaram 235,1% (28.246 motocicletas licenciadas). A Street foi a categoria mais vendida, com 48.158 unidades e 50,9% de participação no mercado. Confira o ranking:
A média diária de vendas em abril foi de 4.733 unidades. Este foi o melhor resultado para o mês desde 2015. Naquele ano, foram emplacadas 5.408 motocicletas/dia. Segundo dados da Abraciclo, foi registrada alta de 74,8% na comparação com março (2.707 unidades licenciadas/dia, em 23 dias úteis) e de 251,9% em relação ao mesmo mês de 2020 (1.345 motocicletas emplacadas/dia, em 21 dias úteis).
No acumulado do ano, os emplacamentos no primeiro quadrimestre somaram 300.098 motocicletas, alta de 9,1% na comparação com o mesmo período do ano passado (275.094 unidades). Quase metade das motocicletas emplacadas foi da categoria Street. No total foram 146.836 unidades, o que corresponde a 48,9% de participação no mercado. Em seguida, vieram a Trail (60.625 unidades e 20,2% de participação) e Motoneta (39.600 unidades e 13,2%).