Da Redação
MANAUS – Você está passando por uma rua cheia de buracos e ondulações no asfalto. Para o carro, tira uma foto, envia a um aplicativo que analisa a imagem e fornece dados sobre o tipo de desgaste no pavimento e fornece um mapa de outras ruas que também podem estar com o mesmo problema. É isso que faz o ‘Roda Presa’, aplicativo criado por duas estudantes de engenharia em Manaus.
O dispositivo fornece informações básicas sobre os problemas nas ruas da cidade para que o usuário entenda quais são as categorias dos defeitos no pavimento e solicite os reparos com dados precisos. O funcionamento inclui três interfaces: uma de cadastro do usuário com espaço para inserir os dados, a interface técnica com informações básicas sobre pavimentação, e a interface gráfica que disponibiliza o mapa.
A estudante Gabrielly Martins, uma das autoras do aplicativo, disse que a intenção é auxiliar no fornecimento de dados para o poder público municipal. “A gente pensou no auxílio da gestão, da sociedade, pra todo mundo ganhar. O aplicativo é uma ideia inovadora e importante para todos”, disse.
O programa não é capaz de verificar a qualidade do pavimento, como explica uma das desenvolvedoras, Leandra Alencar. “Isso só é possível através de ensaio em laboratório e o custo é alto. Precisamos de incentivo e ele ainda não chegou. Gostaríamos de um auxílio da prefeitura, do governo, se eles nos procurassem, poderíamos entrar com nosso conhecimento técnico”, disse.
O App será disponibilizado na plataforma iOS. Posteriormente, a ideia é que os usuários de modelos Android também tenham acesso.