
Do Estadão Conteúdo e do ATUAL
O PGA Awards, prêmio do Sindicato dos Produtores dos Estados Unidos, revelou neste sábado, 8, o grande vencedor de sua edição 2025: Anora.
O filme disputava com outros nove indicados: O Brutalista, Um Completo Desconhecido, Conclave, Duna: Parte Dois, Emilia Pérez, A Verdadeira Dor, Setembro 5, A Substância e Wicked.
Anora é uma jovem stripper do Brooklyn que conhece o filho de um oligarca russo na boate em que trabalha. Os dois engatam um improvável romance e Anora vive uma história de Cinderela contemporânea por alguns dias. Em Las Vegas, o casal resolve consumar o relacionamento intempestivo e se casa de forma impulsiva. Depois do casamento, ela vive um inferno.
O PGA Awards é um dos mais fortes termômetros em relação à principal categoria do Oscar, a de Melhor Filme, dado o longo histórico de coincidências de indicados e vencedores entre ambas.
No ano passado, por exemplo, a lista de melhores filmes do PGA Awards e do Oscar foi idêntica, e Oppenheimer levou o prêmio nas duas ocasiões.
Neste ano, porém, houve algumas discrepâncias entre os indicados: o Oscar incluiu Nickel Boys e o brasileiro Ainda Estou Aqui, e deixou de fora A Verdadeira Dor e Setembro 5.
A cerimônia do Oscar, ápice da temporada de premiações do cinema, acontece no dia 2 de março, em Los Angeles.