
Do ATUAL
MANAUS – O ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), foi homenageado em Manaus neste sábado com o título de Cidadão do Amazonas. A homenagem ocorreu na 63ª edição da Assembleia Geral Ordinária da Igreja Assembleia de Deus. André Mendonça é evangélico.
A honraria é da Aleam (Assembleia Legislativa do Amazonas), que também concedeu a Medalhas Ruy Araújo ao próprio Mendonça, por indicação do deputado Dan Câmara (Podemos), ao ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Antônio Carlos Ferreira e ao jurista Ricardo Resende Campos, proposta pelo deputado Roberto Cidade (União Brasil).
“Além da gratidão, vem a responsabilidade, porque por ser um dos seus, eu preciso cuidar de vocês. Ao lado do ministro Mauro (Campbell), que nasceu aqui, também represento agora este estado no âmbito do sistema de justiça como um todo, e em especial no âmbito do STF”, disse Mendonça.
Professor da Universidade de Frankfurt, na Alemanha, o jurista Ricardo Resende ressaltou que a Medalha Ruy Araújo lhe impõe um dever diplomático em defesa da Amazônia fora do Brasil. “É uma grande honra. Sou cidadão brasileiro que reside na Alemanha, onde leciono na Universidade de Frankfurt. Receber essa comenda também me incumbe de um dever diplomático: levar não só o nome do Brasil, mas especialmente a nossa floresta, a nossa diversidade e a proteção do nosso povo da Amazônia para fora do país”.
Para o presidente da Aleam, Roberto Cidade, a honraria foi concedida a homens que contribuem muito, não só com o Estado do Amazonas, mas também com o Brasil.
“O ministro André Mendonça merece todas as honrarias possíveis. Julga diversos processos que são pautas nacionais, inclusive relacionadas ao nosso Amazonas. Então, hoje, o ministro André Mendonça se torna Cidadão Amazonense e também é agraciado com a maior comenda que a Assembleia possui, a Medalha Ruy Araújo”, afirmou Cidade.