
Do ATUAL
MANAUS – O Grêmio Recreativo Escola de Samba Andanças de Ciganos cobra da SEC (Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas) explicações sobre as notas dos jurados do Carnaval de Manaus 2025. A escola solicita acesso ao mapa de notas, à lista nominal e aos currículos dos jurados que avaliaram as agremiações do Grupo Especial.
No pedido a direção da Andanças de Ciganos também quer saber qual foi à empresa responsável pela contratação dos jurados, quem intermediou a contratação, como se deu o processo de escolha dos julgadores, a cópia do contrato deles, como foi realizado o pagamento de cada jurado e as cópias das passagens aéreas.
“Pela primeira vez na história do carnaval amazonense as escolas de samba não têm estas informações solicitada pela Secretaria de Cultura, enviamos o ofício logo após a apuração das notas no início deste mês, o prazo para os esclarecimentos era de 48h, e até agora a SEC está calada”, destacou Vilson Benayon, presidente da escola.
“O Brasil já sabe os resultados dos carnavais nos estados. No Rio de Janeiro houve mudança de colocação, reconhecimento de erro e até impugnação. Em Manaus, até o grupo de acesso experimental teve alteração do campeão pelo somatório errado de notas, somente em relação as escolas do Grupo Especial de Manaus é esse mistério”, afirmou Benayon.
“O que causa estranheza esse tempo todo é não temos informações sobre os jurados porque ficou acertado que todos os julgadores do desfile de carnaval do Grupo Especial e de acesso, seriam escolhidos fora do Amazonas, principalmente, no eixo Rio-São Paulo, onde o carnaval é muito profissional e não temos esses dados até agora.”, reclama Vilson Benayon.
O dirigente disse que vai entrar com ação judicial para requerer a divulgação das notas “porque o dinheiro gasto na seleção dos jurados foi público”. “Nós queremos saber onde fomos penalizados, por quem e se aquele jurado tinha competência de estar na cabine de julgadores porque pela primeira vez em todos esses anos não tivemos acesso à empresa coordenadora dos jurados”, alega Benayon.
Em nota, a SEC disse que “fará o levantamento das informações a fim de responder a demanda o mais rápido possível”. “A Secretaria reforça que o processo de contratação da empresa responsável pelos jurados no desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial ocorreu de forma regular”.