
Do ATUAL
MANAUS – Um grupo de ambientalistas, biólogos, veterinários, pesquisadores, ativistas e protetores ambientais realiza nesta terça-feira (02) em Manaus, a partir das 8h, um ato de repúdio contra os ataques ao sistema de proteção do meio ambiente, à ciência e à legislação ambiental no Brasil.
O objetivo é demonstrar apoio ao trabalho desenvolvido por servidores do Ibama na missão de proteger o patrimônio natural do país, a biodiversidade e os animais silvestres. A manifestação ocorrerá na sede da superintendência do órgão em Manaus, na rua Ministro João Gonçalves de Souza, S/N, bairro Distrito Industrial.
“A intenção do ato é demonstrar apoio aos servidores do Ibama, que nos últimos dias sofreram uma série de ataques. Queremos conscientizar a sociedade sobre os riscos relacionados ao uso de animais silvestres como pets e como a exploração sensacionalista deles nas redes sociais pode incentivar a captura e comércio ilegais desses animais”, afirmou Diogo Lagroteria, médico veterinário especialista em fauna silvestre e um dos organizadores do ato.
Os ambientalistas lembram que a prática da capturar e manter animais silvestres em residências sem autorização é crime conforme Lei de Proteção à Fauna N° 5.197 e à Lei de Crimes Ambientais Nº 9.605.
A legislação ambiental afirma que o uso desses animais de forma irregular pode causar danos severos ao ecossistema, aos ambientes naturais e ao trabalho de conservação da fauna e da flora brasileira.
Corte no orçamento
Nos últimos anos, o Ibama e outros órgãos ambientais federativos como ICMBio e Inpe sofreram inúmeros cortes de verbas, desmobilização de servidores e interferência na atuação em campo. O rombo orçamentário foi de 71% desde 2014, quando os repasses atingiram o maior patamar da história (R$ 13,3 bilhões), e em 2021, terceiro ano do governo Bolsonaro, as verbas destinadas ao sistema de proteção ambiental foram de apenas R$ 3,7 bilhões, conforme o relatório “O financiamento da gestão ambiental no Brasil”, publicado pelo Instituto Socioambiental (ISA) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Os organizadores do ato de repúdio afirmam que além do aumento do desmatamento, uma das graves consequências da política antiambiental no Brasil foi a desestruturação dos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), fundamentais para o resgate, recuperação e reintrodução de animais silvestres apreendidos em situações de maus tratos, abuso e/ou outros crimes ambientais. O Cetas também é utilizado para o desenvolvimento de pesquisas científicas sobre zoonoses silvestres, conservação, manejo e saúde pública.
“O trabalho do Ibama e do Cetas é extremamente necessário e não pode ser desacreditado. Inúmeros animais chegam ao Cetas provenientes de ações humanas e da urbanização crescente”, afirma Alessandra Nava, doutora em medicina veterinária e pesquisadora da Fiocruz.
“A narrativa de tentar descredibilizar os órgãos ambientais é antiga e vem sendo usada por essa corrente política que defende o uso predatório dos recursos naturais em prol de ganhos econômicos. Há muito a ser melhorado para reconstruir o sistema de proteção ambiental do nosso país. O trabalho é árduo, as leis ambientais precisam continuar a serem cumpridas e ataques só prejudicam”, afirma Erika Schloemp, bióloga e ativista ambiental e uma das organizadoras do ato.
Tirar os animais do seu meio vida é errado, mas usar animais que nao pertencem a centro urbano das cidades e usá-los como pet pra aparecer nas redes sociais está errado.
Povo boboca besta! Vão se ocupar com algum importante!!! Essa besteira com essa capivara já deu o que tinha de dar. Isso e pra o povo aprender a postar sua vida na internet pois o mundo tá cheio de gente doente, desocupada, invejosa, má.
Os fazueli não sossegam um minuto. Nem os bichos estão a salvo de sua sanha lacradora …
A partir do momento que a sociedade se organizar cada um vai fazer seus deveres e respeitar os direitos que compete a cada um. Será que esse grupo a caminho do protesto pelo menos coloca em prática o mínimo necessário para se preocupar com o meio ambiente ou ainda estão com a teoria embaixo do braço? Aproveitem e gritem também pelos recursos necessários para manter os órgãos funcionando. Basta de comodismo. Atualmente a sociedade se manifesta pelo que vale à pena.
o IBAMA é hipócrita, pode até estar certo, mas não tem moral para cobrar, tá cheio de feira livre por aí nos subúrbios vendendo animais silvestres ao milhares, tá cheio de favela subindo em unidades de conservação, aqui no RJ tem capivara em rudo que é valão, em beira de estrada, são atropeladas enfim, nas margens do Tietê tem um bocado morando na vala e comendo lixo, mas o IBAMA te de olho em uma lá no meio da floresta, ah pelo amor…
Kkkkkkkkkk
Não confunda! É o circo do Bozo
Deixem a filó em paz !! Vai no Tietê q tem muitas lá sofrendo e sem destino !! Bando de tolo’s
Nasci em Curitiba , zona urbana bem Central, bairro Mercês, porém sou de origem humilde, me tornei Protetora , cuido de 17 gatinhos, além deles, alguns Gambas tbm vem a noite , e durante o dia a Família com 5 Jacus se alojam as árvores , passam o dia , tem comida e agua a vontade 🙌🏻 Porém apesar de humilde, o terreno está sempre Limpo, com água fresca , potes lmpos , ração fresquinha. A Indignação é pela sujeira , fezes próximo de alimentos, paredes com grossa camada de Mofo, Bolor , que é maléfico tanto para Animais, qto p humanos. 🤔
Nossa expectativa era de que
o local do IBAMA seria um paraíso 😠 não tem verba p pintar, pinta com cal como eu faço , o chão limpo, coloca vasos
(pode ser feito com latões ) com plantas inofensivas aos animais , tão fácil , deixar o local harmonioso , limpinho , aconchegante, organizado ., Não tem verba , a população que Ana os animais ajuda , # Fica a dica
Protesto quando realmente precisa ,não tem e animais silvestre sendo vendido na Internet ,feira livre,mais isso passa desapercebido, mais essa capivara ,deixa ela la,ja foi devolvida p o moço ,agora é só acompanhar a saúde dela, se e que vao …bora pessoal fazer protesto com outras causas que essa já deu né…..não sei porque as pessoas existem e bater sempre na mesma tecla …..será que quer ibope igual a Luiza Mel kk
Se ele ama.a capivara de verdade deixa ela voltar pro ambiente dela. Gente sem noção ora ganhar like e ele conseguiu porque o povo é b…. ajuda um cara desses que fez mal aos porcos no rodeio. Já que ele gosta tanto porque não pegou a família toda da capivara.
Concordo
Vão atrás de madeireiros, garimpeiros, contrabandistas de animais…
Concordo que é muito importante a existência do IBAMA, ICMBIO e outros órgãos governamentais e não governamentais para proteção do Nosso Ecossistema. Porém considerei truculenta e mediatíca a forma que foi conduzida o caso da cativaram filó por parte do IBAMA e de seus servidores. Ficou evidente também qu o CETAS precisa de investimentos para que ofereça bons tratos aos animais que se encontram ali e também para oferecer melhores condições ambientais de trabalho aos servidores
Por fim ordem judicial tem que ser respeitada e cumprida.
O cara morava no meio do mato em meio aos animais, sua propriedade era aberta e dentro da amazonia, os animais podiam sair e entrar quando quisessem. A mulher que falou pra tirarem a capivara dele mal pesquisou sobre, só quis pagar de bem feitora mesmo
Pseudo Protetor apareceu nas Redes como estudante de ensino Superior, Morador em Fazenda, amante dos animais, que havia salvado a capivara da morte. Alem de postar fotos em Rodeios, Festas de Peão, sempre Muito Bem Trajado. E os animais que viviam em sua casa, apareciam acompanhando-o em atividades, Filó tomando Banho de Espuma em Tina, capivara, porquinho e papagaio com Roupas, gorros etc.
Após IBAMA multar e Exigir entrega da capivara, após Denúncias pela morte do bicho preguiça, o Salvador passou a ser Pobre Ribeirinho, morados de Flutuante, protetor de animais.
Só pelas Mentiras Divulgadas, Esquecendo Todas as anteriores postagens, temos vislumbre do Caráter do cidadão, ou a Falta de.
A Capivara Filó mora no seu habitat natural no meio do mato e do Rio, o IBAMA sim errou em tirá-la de lá, e levar para um cativeiro sujo l, pequeno e mal cuidado.
#FORA IBAMA
🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮
Interessante, já os presos políticos e sob tortura não há ambientalista. Nenhunxinho…
Solicitar a soltura, retirada de fotos da Net e uma orientação dos danos de exposição ao mundo animal selvagem eram o suficiente. Foi Truculência midiática.
Meu filho de 9 anos me pediu para comprar um macaquinho pra ele cuidar então eu disse a ele que os macacos gostam e precisa morar morar na floresta e ele disse então vamos levar pra casa da vó, lá é roça e tem floresta! Passou uns dias e ele me pediu de novo o macaco dizendo que a gente levaria para a roça aí eu lhe disse, meu filho o 🐒 é igual vc, gosta de ficar com a mãe dele, com o pai, irmãos, primos, avós… não é só ter as árvores e comida e água… E perguntei pra ele, vc gostaria de morar sem sua mãe? – Não! Sem seu pai, irmão, primos, avós…? -Não! Não, não e não foi o que eu ouvir ele dizendo com uma imaginação de reflexão. Enfim não quer mais comprar o animal silvestre. E assim é com todo ser vivo, se nos colocarmos no lugar do outro não o fazemos mal.
O nome não é pet, é animal doméstico. Sou amazonense, sempre morei aqui e nunca tinha ouvido falar que meu gato é pet, que cachorro é pet, isso é roubo de identidade. Outro roubo foi ver Cousteau chamar o boto de vermelho de boto rosa, e assim ficou, se inventou o boto rosa. Que diabo é pet? Pensei que fosse garrafa de plástico, mas garrafas não me importam, botos e animais domésticos sim e eles não são pets, são bichos de estimação.
AS IMAGINES FALAM POR SI SÓ. SUJEIRA, REMÉDIOS VENCIDOS, DESPREPARO. AINDA QUEREM DEFENDER ISSO??? SEM NOÇÃO!!!
O povo do amazonas merece respeito, os ribeirinhos merecem respeito..
Cade o respeito a dignidade humana, essa ideologia nefasta destroi vidas.
Esse povo precisa é de serviço ou arrumar alguma para fazer.
Não tem nada de errado com a palavra pet, sempre existiu. É simplesmente o termo que se usa em inglês para se falar de bicho de estimação. Usamos diariamente vários termos em inglês, não tem nada de estranho nisso.
Isso é triste pessoas usar animais para aparecer. Só burros ou otarios para concordar com um idiota desse. IBAMA vcs estão de parabéns fizeram o seu trabalho. O juiz que deu esse parecer depois vai se arrepender. Abriu as portas para os outros. Olha povo o tipo de político que apoia essa idiotice
Agora começou a lacração de ambientalistas.
Exatamente aí está o erro do Ibama,nossa fauna e um patrimônio do Estado. Onde se viu tratar animais como patrimônio ou seja bens, negando valores afetivos cada caso e um caso. .Na há como comparar uma.lessoa que vê um filhote, sem mãe trata, cuida, evita a morte, ( esse animal teve contato humano. Não tem medo. Não tem como voltar a natureza), com um traficante de animais silvestres, esse tem que ser combatido. Mas e difícil ele tem que ser achado ,não tem endereço fixo ( da trabalho, né). Cada caso e um caso,parabéns ao juiz que soube avaliar isso e trata um animal com respeito. Sabendo que é um ser vivo e tem sentimentos. Alem do mais,seis pessoas revesando em turnos de oito oi doze por trinta e seis ,sendo duas ou três pessoas por turno não dá conta de cuidar de 0i animais de espécies diferentes, hábitos alimentares diferentes. Por isso acredito nas mas condições que foram relatadas por outros veterinários que fizeram a inspeção.
Não! É o circo do Bozo, não confunda!
Não sou contra O IBAMA ,porém esse caso teve vários fatos que mostram que Hoje os órgãos públicos, como IBAMA, corpo de bombeiros, polícia ambiental, precisam urgentemente de investimentos, treinamento. Porque claramente não tá tendo pessoas realmente qualificadas pro trabalho: gato confundido com onça, capivara que tá a tempos nas redes sociais, Píton solta na natureza de maneira errada, é preocupante.
Parabéns pela iniciativa. Naturalmente vai haver aqueles Anti Meio Ambiente, indo contra o IBAMA.
Olá, não sou contra o Ibama e orgãos afins,mas gostei de a justiça conceder a guarda dessa capivara ao influencer,pois ele não está prejudicando o animal de modo algum,pois, a Filó anda no seu próprio habitat e o rapaz só convive com ela,como companheiros.Não há nada de errado,nisso.Graças a Deus eles se dão muito bem.E,isso também é, fazer bem a natureza! Parabéns a Justiça brasileira,por esse grande feito!👏👏
Mas o problema não é a capivara do influencer, é o influencer ter um animal silvestre, na posição dele esse tipo de coisa é problemático, mesmo não sendo a intenção dele ele molda o comportamento e a opinião de centenas de milhares de jovens, jovens esses que amanhã podem resolver que querem ter como bichinho um animal silvestre, só pra ser igual ao influencer famosinho, eles não são chamados de influencer atoa
Mais alguém reparou o batman? Kkk
Ele não esta prejudicando a Filó, mas está causando um enorme prejuizo aos outros animais silvestres devido a sua influencia negativa e incentivo a outros desavisados que irão querer fazer algo parecido. Por isso o IBAMA esta correto, se pensarmos de forma mais ampla.
Rodar 300 km de atoleiro(ida e volta), combater garimpeiro no tiro de revide, queimar maquinário hidráulico e aviões, investigar e desativar madeireiras ilegais, fazendas criadas no desmatamento da noite p o dia com Miles cabeças de gado ninguém peita cair p dentro, agora sair do apartamento bancado por pai e mãe, chamar o Uber p andar 2 km e depois do teatrinho p mídia chamar ifood p lanchar chovem aos montes como cupins em tempo q anunciam as chuvas.
Muitos sequer cuidam dos pais ou avós na velhice, quem são eles p falar de alguém q está na natureza cuidando de uma capivara órfã q certamente já teria sido presa de algum predador. Alguém frustrado com a falta de doações para sua ONG de resgate de cães se revolta e vai latir sobre o assunto no ouvido do Ibama e na mídia p tentar ganhar atenção, atenção negativa, que até em nosso meio polícia caguete não é bem visto, é como uma cobra q se rasteja p atacar qlqr um q passe a sua frente.
Abramos nossas mentes e aceitemos as diversidades em um país continental, legislações devem ser respeitadas, mas o bom senso deve prevalecer frente as peculiaridades.
Q o tal rapaz permaneça no mato com a capi, melhor q muitos na cidade pensando apenas em aparecer e sem sentimentos sequer por seus familiares, q só chamam de família p pedir casa, carro viagens e festas.
O resto é barulho de velho q toma iogurte de colher e mora de favor dentro da casa dos pais.
O cara está lucrando com publicidades e stories com está capivara, se fosse um circo lucrando com o uso de animais todo mundo seria contra, mais porque o dito ribeirinho que de ribeirinho não tem nada pública e lucra na internet, todo mundo bate palma e apoia.
.o nobre escriba quis dizer PSEUDOAMBIENTALISTAS.
A CAPIVARA PODE SER UM ANIMAL SILVESTRE MAS ELA AINDA ESTA EM SEU HABITAT. ELA NÃO ESTÁ EM GAIOLAS, PRESA,NÃO ESTÁ SENDO MALTRADA. ESTÁ NA RIO ONDE TEM OUTROS ANIMAIS ESTA SENDO ACOMPANHADA POR VETERINARIA E ESTÁ TUDO BEM COM ELA.
MORAR NA FAZENDA É CONVIVER COM A NATUREZA
MORAR NO RANCHO É CONVIVER COM A NATUREZA.
MORAR NA ROÇA É CONVIVER COM A NATUREZA.
MUITO MELHOR O IBAMA SE PREOCUPAR COM A DESTRUIÇÃO DA FLORESTA DOQUE COM PESSOAS QUE NÃO MALTRADA OS ANIMAIS!!
Pede para o Ibama cuidar das capivaras do parque do Carmo (zona Leste de SP) tem animais doentes, sendo “devorados” vivos por larvas, sem falar do risco da doença se alastrar… Cade o Ibama, cade a Zoonose, cade os ativistas que só aparecem quando convém.
Batman?? Pensei que fosse Bambi, bem educado
O cara é ribeirinho, mora no habitat natural da capivara. Tem outro animais, que convivem c a capivara
Tiraram a bichinha pra ela ficar em gaiola. Aff
Faz uma enquete para ver quem o povo apóia!
Tem capivara largada no meio do esgoto, no bairro da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro e cadê o Ibama?