Por Teófilo Benarrós de Mesquita, do ATUAL
MANAUS – O escritor amazonense Bruno Victor Pacífico, 33 anos, participará pela primeira vez da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (7). Ele lançará seu terceiro livro, “Construção Proletária”, pela Editora Folheando.
É o primeiro livro de poemas de Pacífico. Como sugere o título, a obra trata de temas políticos e sociais. Os poemas também fazem referência a musicas e literatura.
“Me sinto honrado em ocupar um espaço muito importante do mercado editorial. É uma grande oportunidade para um escritor em início de carreira, nascido no Norte. E que bom que a Bienal esteja abrindo espaço para novas e novos escritores do Norte e Nordeste”, disse o amazonense.
Bruno Victor Pacífico é escritor e professor de Língua Portuguesa da rede pública de Macaé, Rio de Janeiro, onde vive desde 2015.
O amazonense lançou o primeiro livro em 2021. Foi o tema de dissertação de mestrado em filosofia da arte, pela Universidade Federal Fluminense, “Superioridade da Forma Musical Diante da Poesia em Schopenhauer”, publicado pela Editora Dialética.
Em seguida, no mesmo ano, publicou “Desertos do Real: 4 peças Antidistópicas”, pela Editora Córrego, de São Paulo. Essa obra começou a ser escrita em 2017.
Em 2023, a Bienal do Livro Rio completa 40 anos. A primeira edição, em 1983, foi realizada no hotel Copacabana Palace, organizada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros. Desde então, foram 20 edições.
A edição atual começou dia 1º de setembro e termina no domingo (10). O lançamento de Construção Proletária será no Pavilhão Verde.