MANAUS – Uma amazonense de Manaus, de passagem por Paris, a trabalho, decidiu produzir vídeos com dicas para os brasileiros que vão à França e às vezes ficam nas mãos das agências de viagem, que cobram uma fortuna por serviços que podem ser mais baratos se a pessoa foi direto à fonte ou à fonte certa. Cynthia Blink está morando na França há cinco meses, quatro em Lion e um Paris e trabalha como assessora de imprensa da cantora Karine Aguiar.
O primeiro vídeo produzido por ela foi postado no Facebook no sábado passado (23/08). Nele, a jornalista dá dicas de como economizar no metrô de Paris. Ela aparece viajando no metrô e mostra detalhes dos diversos tipos de bilhete e qual o mais adequado para cada ocasião.
Os vídeos são produzidos com uma câmera ou com o celular e editado de forma artesanal. “Tem algumas coisas que precisam ser aprimoradas, mas esse foi o primeiro vídeo”, justifica-se quando questionadas sobre alguns cortes bruscos na edição.
Os vídeos terão foco em três tipos de despesas mais comuns para os turistas: locomoção, hospedagem e alimentação.
Ela explica que não gastou nada para ir a Paris, porque foi a trabalho com despesas pagas, mas as pessoas que sabiam que estava na Europa começaram a pedir informações, porque procuravam as agências de viagem e elas ofereciam pacotes caríssimos. “Eu conversei com o meu chefe, o Reginaldo Lima, que é empresário da Karine Aguiar, e a gente concordou que bastava que as pessoas tivessem informação para não passar por isso, para não gastar de forma desnecessária”, disse.
Cynthia afirma que optou pelo vídeo, apesar da pouca experiência com a produção desse formato, porque eles têm maior inserção entre o público que ela quer atingir. “Em pouco mais de 24 horas que o primeiro vídeo está no ar, a gente já teve mais de 400 visualizações”, comemorou Cynthia no domingo, enquanto concedia entrevista ao ATUAL pelo Facebook.
Cynthia tem um contrato de um ano com a cantora Karine Aguiar para uma turnê pela Europa. E decidiu que nas horas de folga vai prestar informações de forma voluntária, para os turistas brasileiros.
Formato
No primeiro vídeo, Cynthia é produtora, repórter e câmera-girl. Ela explica por que adota o estilo selfie na produção dos vídeos. “Os vídeos são feitos com uma câmera Sony, antiga, mas eu quero mudar para o smartphone. A ideia é essa: a gente com um celular, filmando. Nós não queremos mudar esse formato. A edição precisa ser aprimorada, mas o formato de pegar o celular e se filmar é o que a gente quer”. O plural nas palavras dela é porque ela falava dela e de uma outra amiga que está fazendo o mesmo nos Estados Unidos e filma com o celular.
Comentários
O primeiro vídeo já rendeu comentários de pessoas que disseram que gostariam de tê-lo visto antes da viagem à França. “Teve gente que me disse que se tivesse visto o vídeo antes, teria economizado alguns problemas”.
Cynthia afirma que uma viagem a Paris pode ser uma experiência muito cara ou não, dependendo da quantidade de informação que o turista tem sobre a cidade. E é aí que ela pretende contribuir. “Paris não é um sonho inalcançável. Muita gente sonha em conhecer esse lugar e elas precisam saber que podem. Se não caírem em armadilhas para turistas, que tem muitas…”
A partir do primeiro vídeo, a jornalista diz que será pautada por quem a assiste. Os internautas enviam sugestões de temas e ela vai executar, à medida do possível, porque esse é um trabalho que ela faz nas horas de folga do trabalho. “O próximo vídeo será sobre alimentação, que foi um tema sugerido por quem assistiu ao vídeo do metrô”.