Do ATUAL
MANAUS – A exemplo do Halloween, o brasileiro adotou a Black Friday, campanha de promoção no comércio dos Estados Unidos, como data de compras com preços populares. Pesquisa da plataforma TIM Ads, que mapeia hábitos de consumo da base de clientes da operadora, mostra que 98% dos amazonenses conhecem a data e, desses, 61% pretendem fazer alguma compra durante o período das promoções.
Foram ouvidos 3 mil consumidores no Amazonas entre um público predominantemente jovem (79% têm até 34 anos). A maioria (24%) declarou que pretende gastar entre R$ 101 e R$ 500, seguidos daqueles que desembolsarão de R$ 500 a R$ 1 mil (19%) e de R$ 1 mil a R$ 2 mil (18%). Somente 10% investirão mais de R$ 2 mil em compras. Outros 17% gastarão menos de R$ 100.
Sobre a queda de preços, a pesquisa mostrou que 54% dos entrevistados acreditam que os valores ficam mais baixos durante a Black Friday. Economizar e deixar de comprar por um tempo para aproveitar os valores promocionais é um comportamento apontado por 17%, mas há quem afirma que aproveita a data para adquirir itens que já estavam na lista de desejos há um tempo (15%). Além disso, 19% dizem que aproveitam a data para adiantar as compras de presentes de Natal para amigos e familiares.
As roupas estão no topo da lista de desejos de 24% dos respondentes, em seguida aparecem os eletrodomésticos com 20% e os eletrônicos, que são a meta de compra de 19%.
A pesquisa também quis saber sobre os métodos de pagamentos preferidos e o Pix é o mais citado por 40% das pessoas, enquanto o cartão de crédito deverá ser usado por 17% das pessoas dentro desse recorte de consumidores.