
Da Redação
MANAUS – O Amazonas registrou queda no número de mortes no trânsito no primeiro semestre de 2019. No período, foram registradas 138 mortes em todo o Estado. É o menor índice do primeiro semestre em seis anos. Em 2012 foram registradas 93 vítimas fatais. A redução também é menor em comparação ao primeiro semestre de 2018, quando foram registradas 148 mortes, uma queda de 6,7%, segundo a Secretaria de Inteligência da Segurança Pública do Amazonas (Seai/SSP-AM).
“Nós tivemos uma redução de aproximadamente 7%, que ainda não é o número que nós gostaríamos, mas já é um número expressivo diante do crescimento da frota e do crescimento de condutores. Esse é um número, volto a dizer, expressivo, na medida em que ele traduz um menor índice em seis anos com relação às vítimas fatais. Desde 2012, nós não temos um número tão reduzido”, disse o diretor-presidente do Detran, Rodrigo de Sá.
No primeiro semestre, foram realizados 10.782 testes de alcoolemia, desses 1.199 motoristas apresentaram embriagues.
Sinalização viária Em parceria com a Seinfra (Secretaria de Estado da Infraestrutura), o Detrabn ampliará e melhorará a sinalização de trânsito em Manaus. O órgão repassará R$ 2 milhões à Seinfra para esse fim, inclusive nos maiores municípios do Estado. O trabalho inclui sinalização nas rodovias estaduais, ramais e vicinais. O repasse desse recurso está na fase de ajustes técnicos para a efetivação do convênio.