
Do ATUAL
MANAUS — O Amazonas está incluído em uma nova iniciativa do MTur (Ministério do Turismo) que, em parceria com a Unesco no Brasil, lançou três editais para contratação de consultorias. A finalidade é elaborar diagnósticos e planos de ação para o turismo na fronteira da Região Nort, com foco no desenvolvimento sustentável e na integração regional com países vizinhos.
No caso do Amazonas, os estudos vão abranger as divisas com a Colômbia, Peru, Venezuela e Guiana, regiões que reúnem uma rica diversidade sociocultural e vastos recursos naturais.
A expectativa é que os trabalhos resultem em propostas que fortaleçam o turismo como vetor de geração de emprego e renda, com valorização das comunidades tradicionais e dos empreendedores locais.
“Esses estudos são fundamentais para revelar o enorme potencial das nossas fronteiras como destinos turísticos sustentáveis, culturais e integrados com os países vizinhos. Ao fortalecer o turismo nas regiões de fronteira, estamos promovendo desenvolvimento local, gerando emprego e renda e consolidando o papel estratégico da Amazônia como polo de integração sul-americana”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Os diagnósticos deverão considerar as especificidades culturais, ambientais e geopolíticas das áreas fronteiriças do estado, propondo ações que estimulem a circulação responsável de pessoas, culturas e produtos.