Do ATUAL
MANAUS – O Amazonas lidera ranking de apreensões de entorpecentes na região Norte, apontam dados do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública). Os números representam 66,4% de toda droga apreendida na região, entre os meses de janeiro a maio de 2024, período em que as apreensões cresceram cerca de 24% em todo o estado.
Segundo dados do MJSP, nos cinco primeiros meses do ano, o Amazonas apreendeu um total de 17 toneladas de drogas, o que representa o dobro de entorpecentes apreendidos na soma geral dos demais estados da região.
Em comparativo, o estado do Pará apreendeu 6,1 toneladas, Rondônia 1,8 tonelada, Acre 720 quilos, Roraima 372 quilos e Tocantins 58 quilos.
Neste ano, as apreensões de cocaína cresceram 56% no Amazonas. Em uma das ações das Forças de Segurança e a Polícia Federal, foram apreendidas duas toneladas do entorpecente, nas proximidades do município de Codajás (a 240 quilômetros de Manaus).
A operação Tríplice foi deflagrada no mês de maio, e desarticulou o grupo criminoso que estava transportando a cocaína pelo rio Solimões. Além das drogas, os policiais apreenderam seis fuzis, uma espingarda, seis granadas, diversas munições e uma lancha blindada com quatro motores.
Em outra grande apreensão durante o primeiro semestre de 2024, a Polícia Civil do Amazonas apreendeu 2,8 toneladas de drogas, entre cocaína e maconha, armamentos, uma lancha e uma picape S10.
A Operação, denominada Jomini, no mês de fevereiro, foi realizada em um sítio na comunidade Bom Jardim, Km 240, da rodovia AM-010, entre os municípios de Rio Preto da Eva e Itacoatiara. Conforme as investigações, o sítio era usado como entreposto por traficantes de drogas. Dois irmãos brasileiros, de 35 e 36 anos, eram proprietários do local, e foram presos em flagrante, juntamente com um colombiano, 31. Somente o material entorpecente foi avaliado em R$ 50 milhões.
é Lamentavel o meu estado refém das drogas.