O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Economia

Amazonas é o 3º maior produtor de gás natural no país, com 11% do total

2 de março de 2020 Economia
Compartilhar
Base de Urucu, em Coari: produção de gás natural e petróleo (Foto: Petrobras/Divulgação)

Da Agência Brasil

BRASÍLIA – A produção de gás natural registrou aumento de 0,7% em janeiro de 2020. Com isso, atingiu a média de 139 milhões de metros cúbicos por dia (MMm3/d). Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis (ANP) o resultado supera o recorde do mês anterior. Se comparado a janeiro de 2019, a alta é de 22,6%. A maior parte, coube aos campos localizados nos estados do Rio de Janeiro (58%), São Paulo (13%) e Amazonas (11%) do volume total produzido.

No petróleo a produção chegou a 3,168 milhões de barris por dia (MMbbl/d), o que representa 2% a mais que o recorde verificado no mês anterior. Em relação a janeiro de 2019, a alta é de 20,4% . De acordo com a ANP, a produção total alcançou 4,041 milhões de barris equivalentes por dia (Mmboe/d). Essa quantidade supera, pela primeira vez, a marca dos 4 MMboe/d.

Pré-sal

Na área do Pré-sal, a produção em 119 poços correspondeu a 66,4% do total nacional e chegou a 2,682 Mmboe/d. O petróleo respondeu por 2,150 MMbbl/d e o gás natural por 84,572 MMm3/d. Na comparação com o mês anterior, a produção total registrou alta de 1% . Já em relação a janeiro de 2019, 46%.

Ainda conforme a ANP, o aproveitamento de gás natural em janeiro ficou em 97,1%, com disponibilidade de 67,9 Mmm³/dia ao mercado. A agência reguladora informou que a queima de gás no mês atingiu 4,034 MMm³/d, representando aumento de 9,6% na comparação ao mês anterior e redução de 28,5% na relação ao mesmo mês em 2019.

Marítimos

Os campos marítimos responderam por 96,9% da produção de petróleo e 80,8% de gás natural. Somente os campos operados pela Petrobras somaram 93,3% do petróleo e do gás natural.

O maior produtor de petróleo e gás natural foi o campo de Lula, na Bacia de Santos, onde a produção de petróleo ficou em 1,052 MMbbl/d e 44,1 MMm3/d de gás natural. Também neste campo, a plataforma FPSO Cidade de Maricá, com sete poços interligados a ela, produziu 150,234 Mbbl/d e foi a instalação com maior produção de petróleo.

A instalação com maior produção de gás natural foi a Polo Arara. Por meio de 35 poços nos campos de Arara Azul, de Araracanga, de Carapanaúba, de Cupiúba, do Rio Urucu e do Sudoeste Urucu, produziu 8,482 Mmm³/d.

O maior número de poços produtores terrestres (1.085) foi Estreito, na Bacia Potiguar. Marlim Sul, na Bacia de Campos, foi o campo marítimo com maior número de poços produtores (70).

Segundo a ANP, os campos de acumulações marginais produziram 59,3 bbl/d de petróleo e 7,3 Mm³/d de gás natural, sendo que o maior produtor foi o de Iraí (43,1 boe/d), operado pela Petroborn.

Áreas concedidas

O órgão regulador informou também que 295 áreas concedidas, duas áreas de cessão onerosa e cinco de partilha, operadas por 34 empresas, foram responsáveis pela produção nacional em janeiro deste ano. Nesse grupo, 74 são marítimas e 228 terrestres, sendo 10 relativas a contratos de áreas contendo acumulações marginais. A ANP acrescentou que a produção ocorreu em 7.227 poços, sendo 649 marítimos e 6.558 terrestres.

Notícias relacionadas

Congresso busca compensar varejo por isenção de imposto em compras do exterior

Sindipeças projeta que 50% da frota brasileira será de elétricos até 2040

Ministro afirma que isenção de contribuição previdenciária gera preocupação

MME aprova testes sobre uso do diesel com mais de 15% de biodiesel

Move Aplicativos terá juros de 12,6% para homens e de 11,5% para mulheres

Assuntos ANP, gás natural, Urucu-AM
Cleber Oliveira 2 de março de 2020
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Magda Chambriard programa Canal Livre, na Band News (Foto Wilson DiasABr)
Negócios

Petrobras cresce 16% e atinge lucro de R$ 6,2 bilhões em 3 meses

18 de maio de 2026
Plataforma Petrobras
Economia

Petrobras bate novo recorde de produção de petróleo e gás

1 de maio de 2026
Economia

ANP abre canal de denúncia contra postos de combustíveis

10 de abril de 2026
Economia

Empresa será interditada em caso de aumento abusivo no preço dos combustíveis

6 de abril de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?