Do ATUAL
MANAUS — Servidores da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas integrarão grupo de trabalho que desenvolverá um Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares. A iniciativa foi anunciada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, nesta quinta-feira (1º). As diretrizes serão adotadas pelo programa Celular Seguro.
Especialistas de 11 estados vão colaborar com o protocolo com base na experiência bem-sucedida do Piauí, que conseguiu reduzir os roubos de celulares em Teresina e devolver milhares de aparelhos em apenas seis meses.
O protocolo permitirá opções mais abrangentes para o bloqueio de dispositivos, incluindo o bloqueio total ou apenas do chip e aplicativos, facilitando a recuperação dos aparelhos quando roubados e furtados.
Com a adoção do novo protocolo, o Celular Seguro será atualizado automaticamente pelas operadoras sempre que um novo chip for instalado em um aparelho roubado, permitindo que as polícias estaduais ajam com maior rapidez.
O programa permitirá aos cidadãos verificar se um aparelho usado possui alguma restrição através da Base Nacional de Boletins de Ocorrência do Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas).
Atualmente, o Celular Seguro conta com mais de 2 milhões de usuários e gerou 68 mil alertas de bloqueio. A expansão do programa incluirá ações educativas e de capacitação para as áreas afetadas por crimes relacionados a celulares.