Do ATUAL
MANAUS – Alegoria feita pelo artista Paulo Barros, de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), encantou no Carnaval 2023 do Rio de Janeiro. Uma figura gigante reproduzindo a clássica pintura de São Jorge montado em um cavalo pisando um dragão foi destaque no desfile do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Vila Isabel.
A obra recebeu comentários como “espetáculo” e “diferente de tudo o que passou até o momento” por comentaristas do evento.
A agremiação atravessou a Sapucaí na madrugada desta terça-feira (21) pelo Grupo Especial. O enredo deste ano “Nessa festa, eu levo fé” foi assinado pelo carnavalesco Paulo Barros, um dos protagonistas do desfile da Visa Isabel. O tema homenageou festejos religiosos das mais diversas crenças e devoções.
A alegoria, confeccionada em material transparente e mecanizada, refletia as luzes e provocou efeito visual multicolorido enquanto atravessava o sambódromo.”O São Jorge é a minha peça que, se Deus quiser, eu não vou desmontar nunca”, disse o artista.
Paulo Barros recebeu apoio dos carnavalescos e comentaristas do desfile Pretinho da Serrinha e Milton Cunha. “Imagina pegar esse carro agora, chegar no barracão depois do desfile das campeãs, desmontar e acabou? Uma pena! É tipo pegar a obra de arte e jogar fora”, disse Serrinha. “Nem pensar em desmontar. Vamos expor”, acrescentou Cunha.
A jornalista Maju Coutinho, que acompanhou a transmissão do Carnaval pela TV Globo, disse que o projeto inicial do veículo onde foi montada a alegoria teve alteração.
“Esse carro tem uma história curiosa, porque ele seria todo fechado. Aí o Paulo Barros foi dar uma olhada enquanto o pessoal de Parintins estava lá trabalhando no carro e o carro estava vazado. Aí ele falou ‘Para tudo, que é esse o São Jorge que eu quero levar para a Avenida'”, contou.