Do ATUAL
MANAUS – O deputado federal Alberto Neto (PL) disse que perdeu a eleição no segundo turno em Manaus porque a máquina da prefeitura é muito forte. Alberto Neto acusou o prefeito reeleito, David Almeida (Avante), de comprar votos e fazer pressão em servidores.
“A máquina da prefeitura é muito forte. O jeito que ele utilizou a máquina, usou o nosso dinheiro para comprar a campanha, compra de votos. Isso aí não é segredo. Vocês noticiaram o dia todo hoje quantos flagrantes aconteceram de compra de votos. Foi uma coisa assim que o Ministério Público devia fazer intervenção na prefeitura. Tudo isso você vai somando e influenciou bastante no resultado da reta final”, disse Alberto Neto.
“A máquina se mostrou, como se mostrou em campanhas passadas, bastante eficiente quando ela é usada de maneira ilegal, cruel. Mas as investigações estão aí, vão continuar. Nós estamos aqui, saímos com a sensação de vencedor mesmo com o resultado negativo, mas a sensação que temos aqui é de vitória”, acrescentou.
Alberto Neto disse que conversou com os vereadores eleitos Sargento Salazar, Capitão Carpê, Raiff Matos e Coronel Rosses, todos do PL, para fazer oposição na Câmara Municipal. “Eu conversei com o Salazar, já conversei com o capitão Carpê, Raiff Matos… nós vamos continuar trabalhando na oposição, mas a favor da nossa cidade. Não vai ser aquela oposição como muitas vezes a esquerda fazia na época do governo Bolsonaro, oposição pela oposição”, disse.
E prosseguiu: “Vamos fazer uma oposição para jogar luz e Manaus ser uma cidade mais transparente, para que o prefeito precise prestar contas dos eventos da cidade”.
Alberto Neto disse que notícia sobre suposto caixa 2 na campanha de sua vice na chapa, Maria do Carmo Seffair (Novo), não teve influência no resultado da eleição. “Não teve nenhuma influência nessa campanha. Ali foram mentiras, mentiras e mentiras e o prefeito trouxe a campanha para a lama, trazendo inverdades. […] A minha visão sobre isso: não teve influência nenhuma”.
No segundo turno, Alberto Neto teve 45,41% dos votos válidos – 479,297. David Almeida obteve 576,171 votos (54,59%).
Essa foi a segunda candidatura de Alberto Neto para prefeito de Manaus. Em 2020, ele ficou em 6º lugar com apenas 7,95% dos votos – 76.576 votos.