O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Agência Espacial Brasileira investiga suposto lixo espacial que caiu no Paraná

19 de março de 2022 Dia a Dia
Compartilhar
Parte que pode ser lixo especial, encontrada por casal em São Mateus do Sul (PR), foi analisada por equipe da Agência Espacial Brasileira nesta sexta-feira (Foto: Arquivo pessoa/ João Ricardo Pontes)
Por Fernanda Canofre, da Folhapress

PORTO ALEGRE – João Ricardo Portes, 58, morador da zona rural do município de São Mateus do Sul (PR), a 150 quilômetros de Curitiba, se deparou com uma peça metálica com cerca de quatro metros de comprimento, retorcida, a cerca de cem metros de casa, na manhã da última quarta-feira (16). Espantado, chamou a esposa, Joseane Franco Portes, 56, para ver o que tinha encontrado.

Uma equipe da AEB (Agência Espacial Brasileira) esteve nesta sexta-feira no local para investigar o material, supostamente lixo espacial. A área foi isolada e a peça, coberta.

Até a publicação, a reportagem não obteve retorno do órgão, ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, sobre os trabalhos na propriedade da família Portes, na localidade conhecida como Água Suja.

Segundo a Bramon (sigla em inglês para Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), a peça pode ser pedaço de um foguete da empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk, homem mais rico do mundo, dono também da Tesla.

A reentrada do foguete teria sido avistada no céu da região no dia 8 de março, ainda de acordo com publicação da Bramon em seu site, repercutindo o caso.

A rede diz ainda que o município paranaense fica “praticamente abaixo da trajetória da reentrada observada” e que, analisando imagens, “foram encontradas algumas semelhanças” entre o objeto e peças do foguete da empresa de Musk.

Uma semana antes, Portes e a esposa, segundo contam, foram acordados por um estrondo, ainda de madrugada. Joseane diz que eles cogitaram que poderia ser uma explosão em uma metalúrgica próxima ou um acidente de carro na rodovia próxima, mas não avistaram nada diferente do lado de fora da casa.

“Passou assim, como uma trovoada, que vai vir uma chuva grande, sabe? Foi tipo esse barulho, e aí veio outro, que acho que foi a hora que caiu esse pedaço. Deu para ouvir na cidade, bastante gente ouviu”, conta ela.

Portes só encontrou a peça de metal na semana seguinte ao barulho, quando saiu para verificar se ventos e chuvas haviam danificado alguma cerca da propriedade.

Em meio às notícias de rastro de luz no céu e barulhos, relatados na região do sul do Paraná e norte de Santa Catarina, ele pensou logo, diz, que a peça poderia estar relacionada ao lixo espacial.

“De início eu pensei que fosse uma barraca, que pessoas estavam invadindo minha terra, mas notei que era uma peça de metal. Cheguei perto e pensei que era o lixo espacial que passou por aqui, no último dia 8”, conta ele.

“Não tocamos, não fizemos nada, com medo de radiação. A princípio não sabíamos nada do material. Passou a cem metros da minha casa e a 40 [metros] da [rodovia] PR-151”, diz ele, que trabalha em uma empresa de bufês e decorações para eventos que mantém com a esposa.

Joseane conta ainda que resolveu gravar um vídeo para mostrar para a cunhada o achado e não sabe ao certo como ele se tornou público. A gravação mostra alguns galhos quebrados e buracos superficiais no chão, com grama levantada.

“Graças a Deus não caiu em cima da casa”, diz ela.

O casal foi informado que os donos da peça de metal, ainda a serem identificados, têm prazo de 90 dias para retirá-la do local. Caso isso não aconteça, eles podem ficar com a peça.

“Se deixarem para mim, vou colocar no jardim aqui, plantar umas flores e mostrar para os meus netos, futuramente, que caiu um foguete”, brinca ela.

Notícias relacionadas

Maioria das vítimas da letalidade policial é negra e jovem; no AM todos eram homens

IBGE oferece curso sobre efeitos de eventos climáticos extremos

Invasão de terreiro: intolerância religiosa é a crença de que só uma fé é verdadeira

Inmet alerta sobre chuva intensa em cidades do Norte e Nordeste

Empresária é presa por torturar trabalhadora doméstica

Assuntos Agência Espacial Brasileira, Investigação, lixo espacial, Paraná
Redação 19 de março de 2022
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Dia a Dia

Falso alerta da Defesa Civil atingiu cerca de 30 milhões em 8 estados

21 de junho de 2026
Juiz sentença(Foto: Divulgação)
Dia a Dia

Justiça reduz pena de prisão de homem que ateou fogo na esposa

23 de maio de 2026
Dia a Dia

Justiça manda prender PMs por morte de jovem em ação policial em Manaus

21 de abril de 2026
Juiz profere sentença usando martelo de madeira para afirmar decisão (Foto: Divulgação)
Dia a Dia

Padre é condenado a 3 anos de prisão por ‘violação sexual’ na igreja

31 de março de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?