
Do ATUAL
MANAUS — A Ageman (Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus) determinou, nesta terça-feira (1º), que a concessionária Águas de Manaus suspenda temporariamente os cortes no abastecimento de água, por inadimplência, de moradores do residencial Viver Melhor, no bairro Lago Azul, zona norte da capital.
Segundo a Ageman, a concessionária deve considerar os impactos recorrentes da falta de regularidade no fornecimento de água na localidade. Conforme o ofício assinado pelo diretor-presidente do órgão regulador, Elson Andrade, a concessionária deverá se abster de realizar qualquer suspensão do serviço por falta de pagamento até que a situação de abastecimento seja plenamente restabelecida.
A Ageman também informa que, em caso de descumprimento da medida, multará a empresa. De acordo com a Agência, há duas semanas acompanha ocorrências de intervenções que a Águas de Manaus tem realizado no residencial a fim de assegurar a continuidade do abastecimento.
Devido à presença de áreas irregulares nas proximidades da Comunidade Monte Horebe, o que ocasiona o desvio do abastecimento, os moradores das etapas 1 e 2 do Viver Melhor estavam com dificuldade para ter água 24 horas por dia, sete dias por semana, nas torneiras.
A Ageman informa que carros-pipa ajudam no fornecimento de água diariamente. Houve ainda a instalação de dois reservatórios de 25 mil litros cada e uma bomba que direciona a água diretamente para a rede, garantindo que os moradores do bloco 360 recebam água nos imóveis sem precisar carregar baldes.
Paralelamente a essa medida paliativa, a concessionária começou a trabalhar na implantação de um novo poço e também de uma extensão de rede de 1,3 quilômetro para reforçar o abastecimento na região.
Inaugurado entre 2012 e 2013, o residencial Viver Melhor não tem reservatórios nos blocos, mesmo as edificações tendo quatro andares, o que dificulta o armazenamento de água.
Em nota, a Águas de Manaus disse que “recebeu a demanda apresentada pela Agência Reguladora do Amazonas […] a concessionária informa que está analisando a situação e que prestará os esclarecimentos necessários dentro do prazo”.