Da Redação
MANAUS – O lutador brasileiro Paulo Borrachinha começou o ano de 2020 com o sonho de ser campeão do UFC. Entretanto, no dia 26 de setembro, a dura derrota sofrida contra Israel Adesanya serviu como um choque de realidade. Após mais de um ano, o atleta nascido em Belo Horizonte tenta se recuperar contra um rival que não deixa o brasileiro esquecer essa derrota. Em entrevista exclusiva para a Betway, Marvin Vettori provocou Borrachinha e afirmou que se trata de um lutador superestimado e descompromissado no MMA. Os dois estão com luta marcada para o dia 23 de outubro.
As provocações foram feitas durante uma entrevista exclusiva do lutador italiano para o blog Betway Insider. Vettori aproveitou uma pergunta sobre o futuro confronto contra Paulo Borrachinha para menosprezar o adversário. Ele afirmou que o brasileiro não está entre os cinco melhores da categoria peso-médio, e foi sempre superestimado pela organização. Além disso, o italiano também fez uma provocação ao falar que Borrachinha muitas vezes foge das lutas.
Essa última fala foi uma referência aos problemas de bastidores que o brasileiro teve no UFC em 2021. Entre janeiro e julho, Borrachinha teve duas lutas canceladas por motivos de saúde, mas muito se falou sobre questões contratuais. A primeira delas foi em março deste ano, e seria contra Robert Whittaker, enquanto a segunda foi em junho, onde o rival seria Jared Cannonier. A ausência do lutador nesses dois eventos foi apontada por Vettori como uma falta de profissionalismo.
Além desses comentários, o lutador italiano também se mostrou muito otimista com o resultado da luta. Na conversa com a Betway, site de UFC bets, Vettori garantiu que o embate não deve durar mais que dois rounds. A previsão do adversário do brasileiro é que um nocaute deve acontecer nos momentos iniciais. A luta entre Paulo Borrachinha e Marvin Vettori está marcada para acontecer no UFC Fight Night 196, no dia 23 de outubro.
Outras provocações
Essa entrevista de Vettori para a Betway não foi a primeira vez que houve uma provocação ao lutador mineiro. Em junho deste ano, em conversa para o canal britânico BT Sport, o italiano afirmou que Borrachinha não conseguia ficar longe da bebida. Essa provocação é uma referência à derrota do brasileiro para Adesanya em 2020. Na ocasião, Borrachinha tomou vinho um dia antes da luta para dormir, e isso acabou sendo usado para provocá-lo.
O curioso é que essa entrevista aconteceu logo após a derrota de Vettori para o mesmo Israel Adesanya, que continua sendo o principal lutador da categoria e dono inquestionável do cinturão. A expectativa é que o vencedor da luta no UFC Fight Night 196 tenha uma nova oportunidade de enfrentar o nigeriano. Porém, parece ser difícil imaginar que Borrachinha ou Vettori tenham alguma hipótese contra o campeão.
Apesar de contar com 14 vitórias e apenas uma derrota no MMA, Borrachinha se mostrou muito inferior ao mais novo campeão dos pesos-médios no confronto direto, e isso foi bastante questionado pelos torcedores e até mesmo pelos organizadores do UFC. Enquanto isso, Vettori já perdeu duas vezes para Adesanya e, mesmo sendo uma figura importante para o UFC na Itália, não parece pronto para ficar com o cinturão.
De olho em José Aldo
Outro brasileiro no centro das atenções do UFC em 2021 é o amazonense José Aldo. Após a vitória contra Pedro Munhoz em agosto deste ano, o lutador parece cada vez mais próximo de uma segunda disputa de cinturão na categoria peso-galo. Com 30 vitórias na carreira, e apenas sete derrotas, Aldo sonha em recuperar o posto de campeão no UFC e isso é algo que pode acontecer até o final de dezembro.
O possível rival do atleta nascido em Manaus poderá sair da luta entre Aljamain Sterling e Petr Yan, marcada para acontecer no dia 30 de outubro no UFC 267. Sterling é o mais recente campeão da categoria, mas Yan tem tudo para desafiar o rival na revanche. Aldo pode ser o próximo desafiante, caso os organizadores do UFC sigam o mesmo critério de outras categorias. Porém, até o momento, não existe nada confirmado.
Seja torcendo por José Aldo ou por Paulo Borrachinha, a verdade é que a torcida brasileira estará de olho no UFC pelos próximos meses. As provocações de Marvin Vettori na entrevista à Betway deixaram a disputa entre Itália e Brasil mais quente, e a expectativa é de um confronto agressivo no UFC Fight Night 196.