O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
PolíticaPolítica.

Ação contra posse de Lula tem Teori Zavascki como relator

17 de março de 2016 Política Política.
Compartilhar
Teori Zavascki by Carlos Humberto stf
Ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato na Suprema Corte (Foto:Carlos Humberto /STF)

BRASÍLIA – A ação do PSB no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Casa Civil ficará nas mãos do ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato na Suprema Corte. O partido pede que, apesar da nomeação de Lula como ministro do Estado, o STF impeça a transferência das investigações contra o ex-presidente para a instância máxima do Judiciário.

Pela lei, ao assumir o ministério da Casa Civil, o ex-presidente passa a ter foro privilegiado e o processo contra ele sai das mãos do juiz Sérgio Moro, na primeira instância, para o STF.

“(A nomeação) desvirtuou, de forma escancarada, o próprio instituto da prerrogativa de foro, que tem como fundamento constitucional a proteção ao cargo, e não ao seu titular”, aponta o PSB.

A legenda também quer que o ato de Dilma ao nomear Lula seja declarado inconstitucional. No documento, os advogados que representam o partido também pedem que Supremo fixe o entendimento de que a nomeação de uma pessoa investigada a um cargo com prerrogativa de foro não altere o juiz natural do processo.

A ação foi protocolada na manhã desta quinta-feira, 17, horas antes da cerimônia de posse, que ocorre em meio a manifestações a favor e contra o governo da presidente Dilma Rousseff em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília.

Na peça, o PSB argumenta que Dilma usou da prerrogativa de nomear ministros de Estado para burlar a garantia do juízo natural nas investigações contra Lula na Operação Lava Jato e desafiar o Poder Judiciário. A legenda acusa a presidente de fraude constitucional por causa do suposto desvio de finalidade na nomeação.

“A nomeação do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao cargo de Ministro de Estado Chefe da Casa Civil tem como nítido objetivo se valer da prerrogativa de foro inerente ao cargo público mencionado para manipular circunstância particular e pessoal do indivíduo que o exercerá – o que configura evidente desvio de finalidade”, afirma o PSB no ofício.

Caso de necessidade

O documento destaca a estranheza causada com a antecipação da cerimônia de posse de Lula após a divulgação de gravações do ex-presidente com vários interlocutores, entre eles Dilma. As conversas vieram a público ontem; em seguida, a posse do ex-presidente, agendada para a próxima terça-feira, foi antecipada. Numa das gravações, Dilma avisa que vai enviar a Lula o termo de posse de ministro, para ser usado “em caso de necessidade”.

O PSB menciona também o fato de o nome de Lula ter sido mencionado 186 vezes na delação premiada do senador Delcídio Amaral, ex-líder do governo.

“Tais episódios – que, frise-se, não são os únicos – já são suficientes para demonstrar que os supostos ‘casos de necessidade’ que justificariam a utilização do termo de posse mencionado na ligação estariam voltados a impedir quaisquer outros atos advindos daquele juízo”, afirma o documento.

(Estadão Conteúdo/ATUAL)

Notícias relacionadas

Deputado quer proibir atletas que jogam fora do Brasil e técnico estrangeiro na seleção

PL de Bolsonaro é o único partido que não quis debater projeto da misoginia, diz deputada

Valdemar afirma que não vai substituir Michelle na presidência do PL Mulher

Dino devolve ao STJ inquérito sobre compra de respiradores pelo ex-governador da Bahia

Senado lança projeto para criar aplicativos de combate à violência contra a mulher

Assuntos Amazonas Atual, PSB, STF
Valmir Lima 17 de março de 2016
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Política

‘Tragédia contemporânea’, diz presidente do STF sobre crime organizado e avanço das bets

8 de julho de 2026
Em nota, deputado Adjuto Afonso diz que agiu corretamente em ação de fiscalização em Lábrea (Foto: Divulgação)
Política

Solidariedade aciona STF para barrar regra que favorece Adjuto Afonso

8 de julho de 2026
Flávio Bolsonaro apresentou pacote de paz contra o STF (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
Política

Flávio Bolsonaro pede a Fachin para tirar caso Dark Horse de Flávio Dino e dar para Mendonça

7 de julho de 2026
Política

STF dá 48h para tribunais explicarem pagamentos acima do limite a juiz

6 de julho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?