Por Teófilo Benarrós de Mesquita, do ATUAL
MANAUS – Dois jogos abrem o campeonato amazonense 2023, dia 28 de janeiro. No dia seguinte, mais três jogos complementam a rodada inaugural. Dez clubes participam da competição. Alguns, como Manaus FC, Amazonas, Nacional e Manauara iniciaram a preparação a partir de agosto do ano passado. Outros, como Iranduba e Fast Clube, ainda não divulgaram os jogadores que vão compor o elenco.
O tradicional e centenário clássico Rio&Nal, entre Rio Negro e Nacional, disputado desde 1914, abrirá o campeonato. O local do jogo ainda vai ser definido pela FAF (Federação Amazonense de Futebol). No mesmo dia, 28 de janeiro, em Manacapuru (a 98 quilômetros de Manaus), jogam Operário e Fast Clube.
Até este sábado (7), três semanas antes da abertura da competição, 186 jogadores foram anunciados por 8 dos 10 clubes participantes. O Iranduba revelou apenas o nome do treinador, Sérgio Duarte, e seu auxiliar, Marinho Macapá. O Fast Clube não anunciou sequer o treinador.
Hegemonia em jogo
Atual campeão, o Manaus FC foi o primeiro clube a se começar a se organizar para o Barezão 2023. Em 4 de outubro do ano passado anunciou a renovação de 10 jogadores. Nesta quinta-feira (5) apresentou o elenco, com 25 atletas.
Neste ano, o Manaus FC completa 10 anos de fundação. Vai disputar o campeonato amazonense e três competições nacionais: Copa Verde, Copa do Brasil e campeonato brasileiro da Terceira Divisão, a Série C.
O treinador será o gaúcho Paulo Henrique Marques, de 57 anos. Ano passado ele dirigiu Novo Hamburgo, São Luiz e São José, todos times do Rio Grande do Sul.
Para o setor defensivo, o Manaus tem no plantel os goleiros Reynaldo, João Guilherme e Vinicius Fávero; os laterais-direitos Felipe Cordeiro e Felipe Vasconcelos, os zagueiros Jefferson Reis, Gutierrez, Maurício Moraes e Franklin Joseph; e os laterais-esquerdos Renan Luís e Lucas Carvalho.
Completam o elenco os meias Paranhos, Gilson Alves, Kadu, Gharib, Pedro do Rio, Derlan e Gabriel Lima, além dos atacantes Michel, Silvano, Klenisson, Wilson Júnior, Cardoso, Hélio Paraíba e Levy.
Preparação fora do Estado
O Amazonas, que ano passou conquistou acesso nacional para a terceira divisão, terá 26 jogadores para a disputa do campeonato amazonense e Série C. A montagem do elenco começou em 29 de agosto do ano passado.
O time faz a pré-temporada no Centro de Treinamento do Retrô (PE), em Camaragibe, região metropolitana de Recife.
A base que conquistou o acesso foi mantida. O treinador Rafael Lacerda e o artilheiro da Série D em 2022, Rafael Tavares estão entre os que ficaram.
O grupo é composto pelos goleiros Soares, Marcão e Fabian Volpi; os laterais-direitos Adriano e Yuri Ferraz; os zagueiros Alison, Darlan, Luis Gustavo e Thiago Spice; os laterais-esquerdos Charles e Renan Castro e os volantes Delciney, Guilherme Xavier, PH e Júlio Rush.
Os meias Kaue, Rafael Tavares e Marco Goiano e os atacantes Miliano, Bruno Nunes, Luan Santos, Ruan, Michel Renner, Wanderson Gotinha, Laércio e Betinho são as opções para o setor ofensivo.
Maior campeão
Maior campeão estadual, com 43 títulos conquistados, o Nacional também começou cedo a preparação. Em 6 de outubro do ano passado foi anunciado o treinador Wellington Fajardo. Dia 12 foram confirmados o goleiro Jonathan Queiroz e o zagueiro Paulo Pontes.
O atacante Pedro Augusto foi o mais recente jogador anunciado, em 2 de dezembro. Dia 6 o elenco foi apresentado oficialmente e a equipe começou a treinar.
O Mais Querido do Amazonas conquistou seu último título regional em 2015.
Os 23 jogadores confirmados são os meias Léo Aquino, Ronny e Romarinho e os atacantes Tcharles, Érico Júnior, Hítalo e Pedrão, para o setor ofensivo.
Os defensores são os volantes Clayton, Alan Patrick, George Pitbull, Iago Ceará e Juan; os zagueiros Paulo Pontes, Hugo Oliveira, Davy e Paulinho, os goleiros Jonathan Queiroz, Jonathan Braz e João Vitor; e os laterais Filipinho (para a direita), Gilmar e Caíque Esquerdinhas, esses dois para a esquerda.
Troca de treinador
O Manauara também começou a montagem do plantel cedo. Em 11 de outubro do ano passado anunciou o primeiro nome, o volante Felipe Macena, além do treinador gaúcho Júlio César Nunes. Entretanto, o comandante aceitou convite posterior do Joinville (SC) e deixou o clube. Foi substituído por Cristian de Souza, que assumiu em 18 de novembro.
O time terá 28 jogadores, o maior elenco até agora. A apresentação dos jogadores e membros da comissão técnica foi no dia 23 de dezembro.
Cristian têm a disposição os goleiros Rodrigo Carvalho, Deijair e Luiz Felipe; os laterais-direitos Luiz Renan e Da Silva; os zagueiros Wesley, Wellyson, Straub e Bruno Cardoso; os laterais-esquerdos Jefferson Recife e Dal Pian; e os volantes Felipe Macena, Raimundinho, Ícaro Alves, Vinícius, Sampson Nunes e Ítalo Moreira.
Também estão no grupo os meias William Medina, Wilson José, Marcelinho e Bruninho e os atacantes Iury Tanque, China, Zé Artur, Chan, Ramon, Ikson e Gleydson Silva.
De volta
O Rio Negro, segundo maior campeão estadual com 17 títulos, está de volta à primeira divisão, após ter conquista a a Série B regional, com 100% de aproveitamento – 11 vitórias em 11 jogos.
A campanha valeu a renovação de contrato com o treinador João Carlos Cavalo, confirmado em 21 de novembro de 2022. No dia seguinte, o meia Lucas Alchnovic foi o primeiro jogador anunciado.
Os jogadores começaram a treinar na segunda-feira (2). Estão sob o comando de Cavalo o goleiro Lucas Carvalhaes; os laterais direito Magnum Alves, Paulo Rossíneo e Eudes; os zagueiros Matheus Gouveia, Ruan e Rubran; os laterais-esquerdo Nailton Almeida e Heider Fidélis.
Para o meio de campo, Antony, Lucas Alchnovic, Thiago Amazonense, Luis Guilherme, Kamdem, Thales Quadros e Wesley Pereira. E os atacantes Leo Salgado, Alex Douglas e Matheus Sacramento.
Estreia
O Parintins fará sua estreia na primeira divisão do campeonato amazonense neste ano. Fundado ano passado, foi vice-campeão da segunda divisão, derrotado na final pelo Rio Negro.
O carioca Marcus Alexandre, 50 anos, que trabalhou duas décadas nas categorias de base do Vasco da Gama, do sub-15 ao sub-20, será o treinador. Foi anunciado em 28 de novembro do ano passado.
O elenco, com 23 atletas, é composto pelos goleiros Júnior, Douglas Santos e Ruan Paixão; os laterais-direito Murillo Barroso e Ifeka Jhonson; os zagueiros Luiz Bahia, Matheus Santos e Gustavo Índio; o lateral-esquerdo Matheus Íton; os volantes Adrian Gama, Sérgio Duarte Júnior, Rodrigo Fernandes e Gabriel Manga; os meias Thiago Potiguar; e os atacantes Biro Paraíba e João Pedro.
Será mantida a parceria com a cidade de Rio Preto da Eva (a 79 quilômetros de Manaus), onde o clube vai mandar os jogos, no Estádio Municipal Deputado Federal Francisco Garcia. Por isso o time adotou o nome de RPE Parintins.
Manacapuru
Princesa do Solimões e Operário representam a cidade de Manacapuru no Barezão 2023.
Vice campeão, o Princesa vai disputar também a Copa do Brasil e a Copa Verde.
O clube manteve o treinador Aderbal Lana e 12 jogadores da campanha do ano passado, entre eles o artilheiro do Barezão, o atacante Max Nóbrega.
Outro atacante, o experiente Aleílson, 37 anos, maior artilheiro da Série D, foi contratado. O time se reapresentou na segunda-feira para dar continuidade aos treinamentos.
Lana tem 26 jogadores: os goleiros Waldson Viana e Serjão; os laterais-direito Tico e Foguete; os zagueiros Ivanzinho, Weverton, Rodolfo, Juci e Eric; os laterais-esquerdo Wesley e Fabrício; os volantes Fábio Magrão, Koffi, Júnior Baé, Émerson Bombado e Felipe Eduardo; os meias Luciano, Caio Mello, Juninho, Felipe Pedrosa e Alessandro Toró; e os atacantes Max Nóbrega, Jonas, Frank Alberto, Dudu e Aleílson.
O Operário anunciou o primeiro contatado em 20 de novembro do ano passado. Nesta sexta-feira (6) divulgou mais dois nomes: o atacante Edinho Canutama e o volante Alef Coelho.
Com as novidades, o treinador Admílson Brito, no comando desde 16 de novembro de 2022, passa a contar com 19 jogadores.
Estão confirmados pelo Operário os goleiros Luis Paulo, Guilherme Boer e Anthony; os laterais-direito Marcelinho e Francisco Araya; os zagueiros Diogo, Lucas Lima, Léo Japão, Lucas Santana e Luan Damaceno; os laterais-esquerdo Dodô e Anderson Montanha; os volantes Cristiano Natal e Alef Coelho; os meias Júlio Pantanal e Marcelinho; e os atacantes Diego Vitor, Eric Magalhães e Edinho Canutama.
Atrasados
Iranduba e Fast Clube são os clubes mais atrasados na divulgação da preparação para a disputa do campeonato.
Em suas redes sociais, o Iranduba divulgou apenas dois nomes da comissão técnica: Sérgio Duarte como treinador e Marinho Macapá como auxiliar.
O ATUAL enviou mensagem ao presidente do Fast Clube, Dênis Albuquerque, sobre a participação do clube na competição, mas não houve respostas.