O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

‘A condenação é o mínimo para aqueles dois monstros perversos’, diz pai de Henry Borel

23 de março de 2026 Dia a Dia
Compartilhar
Henry Borel morreu na madrugada do dia 8 de março de 2021 (Foto: Reprodução/ Instagram)
Por Rayanderson Guerra, do Estadão Conteúdo

BRASÍLIA – Emocionado, o pai do menino Henry Borel, de 4 anos, Leniel Borel chegou ao TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) com uma camiseta com o rosto do filho e com a expectativa de Justiça após cinco anos de espera pelo julgamento de Monique Medeiros e Jairo Souza Santos Júnior, conhecido como Jairinho – acusados pela morte da criança em 2021.

“São 5 anos que eu sei que cada minutinho aqueles dois nunca imaginaram que seriam presos. Lutamos muito. [eles] Não queriam que esse dia chegasse. E, hoje, a gente está vendo o júri popular chegando. A condenação é o mínimo para aqueles dois monstros, para que esses perversos que estão por aí, que são como Monique e Jairo”, afirmou Leniel na manhã desta segunda-feira, 23.

A defesa de Jairinho nega que ele tenha cometido o crime. A defesa de Monique Medeiros, mãe da vítima, reforça a tese de que ela era vítima de um relacionamento abusivo.

Henry morreu na madrugada de 8 de março de 2021, aos 4 anos, no apartamento onde morava com a mãe e o padrasto, na Barra da Tijuca, na zona sudoeste do Rio de Janeiro. Ele chegou a ser levado a um hospital, mas já estava sem vida.

Leniel mantinha convívio frequente com o filho e passou o primeiro domingo de março de 2021, dia 7, com ele. À noite, o levou para a casa de Monique, que disse à polícia ter dado banho e colocado a criança para dormir.

Ela e Jairinho então teriam ido assistir TV no outro quarto e dormiram. Monique relatou ter acordado de madrugada, por volta das 3h30, com o barulho da TV. Levantou-se e foi ao quarto onde o filho dormia. Encontrou-o caído no chão, com mãos e pés gelados e olhos revirados, e então ela acordou Jairinho (depois mudaria a versão, dizendo que foi Jairinho quem acordou primeiro, viu Henry e chamou Monique).

O casal levou a criança ao Hospital Barra D’Or, no mesmo bairro, onde foi constatada a morte de Henry.

“Três pessoas entraram vivas naquele apartamento. Dois a adultos e uma criança. E horas depois, minutos depois, saem dois adultos e uma criança morta. O que aconteceu com meu filho naquele apartamento?”, afirmou o pai da criança.

A autopsia indicou que Henry tinha 23 lesões pelo corpo. A causa da morte foi hemorragia interna por laceração hepática.

Em maio de 2021, o Ministério Público do Estado do Rio denunciou Jairinho por homicídio triplamente qualificado, tortura e fraude processual. Monique foi denunciada pelo homicídio e tortura (por ter se omitido em relação a essas duas condutas de Jairinho), falsidade ideológica, fraude processual e coação de testemunha.

A juíza Elizabeth Machado Louro, do 2º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro, absolveu Monique dos crimes de tortura, falsidade ideológica e fraude processual. A magistrada determinou que Monique e Jairinho fossem julgados pelo júri por homicídio e coação de testemunha.

Notícias relacionadas

Lei cria premiação em dinheiro para servidores da saúde em Manaus

Justiça reduz pena de prisão de homem que ateou fogo na esposa

‘Fogo cruzado’: professor tem que ensinar e também identificar ameaça

Escola deve ser suporte para identificar violência contra crianças e adolescentes

Prefeito usa farda de gari para entregar caminhões de coleta de lixo

Assuntos filho, Henry Borel, julgamento
Murilo Rodrigues 23 de março de 2026
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Polícia

Homem é preso em Manaus por matar o pai e esconder corpo em cisterna

17 de maio de 2026
Ozéias Mendes Brito no banco dos réus: condenação por feminicídio (Foto: Marcus Phillipe/TJAM)
Dia a Dia

Justiça acumula 80 ações sobre feminicídio em Manaus

7 de maio de 2026
Giannina e Diego Maradona
Esporte

Filha de Maradona chora em julgamento e dispara contra médicos: ‘Fomos manipuladas’

21 de abril de 2026
STF
Política

Comissão apresenta ao STF proposta de regra de transição para ‘penduricalhos’

23 de março de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?