
Por Thiago Gonçalves, do ATUAL
MANAUS – A Polícia Federal apreendeu dinheiro em espécie, veículos e relógios de luxo, e uma arma durante a Operação Dinastia do Lago, deflagrada nesta quarta-feira (16) em Manaus e Coari. Entre os alvos estão o prefeito Adail Pinheiro, o filho dele – o deputado federal Adail Filho, e ex-secretários municipais.
Em Coari, a PF cumpriu mandados nas casas de Júlio Salles, ex-secretário municipal de governo, e Marqueso Santos, ex-secretário municipal de Esporte. Os dois deixaram os cargos para disputar a eleição.
Na casa de Marqueso Santos, os policiais apreenderam R$ 90 mil em dinheiro e uma arma.
A PF também esteve na casa do prefeito Adail Pinheiro, em Coari. No imóvel, foram apreendidos dinheiro em espécie e um veículo de luxo.
Em Manaus, os policiais cumpriram mandado na casa de Adail Filho. No local, foi apreendido um veículo de luxo. Também houve apreensão de relógios.
Os ex-secretários foram alvos porque, segundo as informações obtidas pelo ATUAL, mantinham relação com a administração municipal de Coari e aparecem entre os endereços investigados na operação.
A operação foi autorizada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, que também determinou o afastamento do prefeito Adail Pinheiro.
A PF ainda não divulgou o valor total em dinheiro apreendido nesta quarta-feira nem detalhou todos os bens recolhidos em cada endereço.
“A busca e apreensão hoje cumprida não significa que tenha ocorrido a formação de culpa ou o reconhecimento de que houve a prática de qualquer ato delituoso. Afinal, em um estado democrático de direito, todos estão sujeitos a investigações”, afirmam Adail Pinheiro e Adail Filho em nota.
“Merece destacar que Manoel Adail e Adail José não possuem relação com os fatos que deram origem a esse procedimento e, há um prazo razoável, já deram início ao trabalho defensivo com o objetivo de restabelecer a verdade”, acrescenteram.
“Por fim, reafirmam o compromisso de que confiam nas instituições de nossa República e esperam que a normalidade seja restabelecida o quanto antes”, encerram a nota.
