O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Inmetro fiscaliza mais de 936 mil produtos na Operação Dia das Mães

8 de maio de 2026 Dia a Dia
Compartilhar
Inmetro
Fiscalização do Inmetro tem o objetivo de evitar a venda de produtos em desacordo com as normas técnicas brasileiras (Foto: Divulgação)
Do ATUAL, com Agência Inmetro

BRASÍLIA – Com o objetivo de reforçar a proteção do consumidor e garantir a segurança dos produtos comercializados, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), em parceria com a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade, realizou, entre os dias 1° e 30 de abril de 2026, a Operação Especial Dia das Mães em todo o país. 

A ação mobilizou equipes de fiscalização para verificar produtos com maior procura nesta época do ano, como joias e bijuterias, produtos têxteis e itens pré-embalados, incluindo sabonetes, produtos de higiene, produtos farmacêuticos, filtros solares e bronzeadores. 

Durante a operação, foram fiscalizados 936.322 produtos em 2.629 estabelecimentos distribuídos em 289 municípios brasileiros. De acordo com a fiscalização, 11.926 produtos apresentaram irregularidades e 370 estabelecimentos foram notificados. Foram realizadas 3.474 ações de fiscalização em todas as regiões do país. 

Fiscalização previne riscos

Durante a ação, os agentes verificaram o cumprimento dos regulamentos técnicos, a rotulagem adequada dos produtos, a presença do selo de conformidade, quando aplicável, e a quantidade efetiva dos itens pré-embalados.

Entre as principais irregularidades encontradas nos produtos têxteis estavam a ausência da informação da identificação fiscal, falta de indicação da composição têxtil, ausência de informações sobre conservação e identificação do país de origem. 

Já entre os produtos pré-embalados, foram identificados casos de indicação quantitativa impressa sem contraste adequado com o fundo da embalagem, além de erros em exames periciais quantitativos, em que a quantidade efetiva do produto era inferior à informada ao consumidor.

Também foram encontradas irregularidades em bijuterias e joias, incluindo produtos com concentração de cádmio e chumbo acima dos limites permitidos pela regulamentação. 

Irregularidades por região

O levantamento apontou irregularidades em todas as regiões do país. A distribuição foi a seguinte:

  • Sudeste: 4.087 produtos irregulares
  • Centro-Oeste: 2.770 produtos irregulares
  • Nordeste: 2.574 produtos irregulares
  • Sul: 1.400 produtos irregulares
  • Norte: 1.095 produtos irregulares

Estados com maior número de irregularidades

  • Goiás: 2.073 produtos irregulares
  • São Paulo: 2.071 produtos irregulares
  • Pernambuco: 1.206 produtos irregulares
  • Rio de Janeiro: 952 produtos irregulares
  • Paraná: 840 produtos irregulares  

Penalidades para irregularidades

Os estabelecimentos em que forem encontradas irregularidades têm prazo de até dez dias para apresentar defesa ao órgão responsável pela autuação e estão sujeitos às penalidades previstas na legislação. As multas podem variar conforme a gravidade da infração, o porte da empresa e a reincidência.

Orientações ao consumidor

O Inmetro recomenda que os consumidores fiquem atentos a alguns aspectos no momento da compra:

  • Perfumes, cosméticos e produtos de higiene: por serem produtos pré-embalados, é importante verificar se a embalagem apresenta corretamente a quantidade do produto;
  • Roupas e produtos têxteis: observar se a etiqueta contém informações obrigatórias, como composição têxtil, identificação do fabricante, país de origem e instruções de conservação;
  • Joias e bijuterias: verificar a procedência dos produtos e desconfiar de itens sem identificação adequada.

Como denunciar

Ao suspeitar de irregularidades, o consumidor pode registrar manifestação na Ouvidoria do Inmetro pelo endereço eletrônico gov.br/inmetro/ouvidoria ou pelo telefone 0800 285 1818 (ligação gratuita de telefone fixo), de segunda a sexta-feira, das 8 h às 16 h 30 min.

Notícias relacionadas

MEC divulga edital para vagas remanescentes do Fies

Incêndio em vegetação de Iranduba atinge área de 600 campos de futebol

Percentual de jovens nem-nem no Brasil cai para 22,4%, mostra estudo

Fumaça de incêndio florestal piora qualidade do ar em Manaus

MEC institui disciplina de educação ambiental no ensino básico

Assuntos Dia das mães, fiscalização, Inmetro, produtos
Valmir Lima 8 de maio de 2026
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Selo Verde Brasil: Inmetro coleta propostas para classificar produtos (Foto: Inmetro/Divulgação)
Dia a Dia

Inmetro lança consulta pública para concessão do Selo Verde Brasil

23 de setembro de 2026
Inmetro e a Inteligência Artificial
Dia a Dia

Inmetro alerta para golpe com falsa notificação de fiscalização

8 de setembro de 2026
Pier do Super Terminais em Manaus: navios de grande porte atracam normalmente (Foto: Super Terminais/Acervo)
Economia

ACA denuncia mais três empresas por cobrança da ‘taxa da seca’

3 de setembro de 2026
O supermercado foi interditado
Dia a Dia

Comerciantes terão chance de corrigir irregularidades antes de autuação

10 de agosto de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?