
Do ATUAL
MANAUS – A Polícia Federal firmou contrato de aluguel de prédio para instalar em Manaus o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia. A PF não informou o endereço do imóvel.
O CCPI da Amazônia terá participação de policiais federais, rodoviários, da Força Nacional de Segurança e dos nove estados da Amazônia Legal, além de representantes da Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e França, devido ao seu território ultramarino, a Guiana Francesa. Também serão convidados representantes da Interpol, Europol e Ameripol.
Essa ampla integração para a proteção da Amazônia deverá entrar em operação no final do ano e marcará um importante avanço no combate aos crimes que afetam a Pan-Amazônia.
O empreendimento contará com salão de monitoramento, estrutura para mapeamento de investigação, divisão de inteligência, divisão operacional, espaço para imprensa e sala de reunião.
A escolha de Manaus para instalar o CCPI Amazônia ocorrer pela localização em meio a Floresta Amazônica, ponto central para o combate aos crimes ambientais, práticas comuns devido a extensão da Região Norte que favorece o crime organizado.
