O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Prefeitos podem gerar emprego privado com redução de impostos

1 de outubro de 2024 Política
Compartilhar
asfaltamento
Obras públicas, como asfaltamento de ruas, geram empregos privados (Foto: Márcio Melo/Seminf)
Atual selo eleições 2024
Por Milton Almeida, do ATUAL

MANAUS – Prefeitos podem gerar empregos com redução de impostos e taxas municipais. O principal tributo é o ISS (Imposto sobre Serviços). Mesmo com redução, outras fontes constitucionais de arrecadação mantém as receitas suficientes para a prestar de serviços públicos e incentivo a setores da economia.

A análise é de Eduardo Jardim, doutor em Direito pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Ao ATUAL, Eduardo Jardim afirma que as reduções dos tributos municipais, a desoneração da folha de salários e a desburocratização da gestão pública são as melhores políticas para incentivar a criação de novos postos de trabalho nas empresas.

“Não tenho dúvidas que a melhor política seria a utilização de incentivos e de tributação reduzida, pois tal medida representa um meio inteligente de estimular condutas, a exemplo de atrair investimentos, sobretudo, na prestação de serviços que é a atividade sujeita ao ISS. Aliás, o principal imposto municipal que será sucedido pelo IBS (Imposto sobre Bens e Serviços)”, diz Jardim.

O IBS vai unificar os impostos estadual ICMS e municipal ISS que recaem sobre bens e serviços, conforme proposta na nova Reforma Tributária.

“Outra situação em prol do ponto de vista suscitado é a desoneração da folha de salários que elevou a empregabilidade, bem como desenvolveu a atividade econômica e acabou aumentando a arrecadação, embora o governo federal não tenha dado conta dessa realidade. Ao lado dessas observações, é importante implantar tais providências com muito cuidado para evitar abusos”, diz Jardim.

A desoneração substitui a contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento de 17 setores por um percentual do faturamento. Em vez do empresário pagar 20% sobre a folha de cada funcionário, paga de 1% a 4,5%, da receita bruta da empresa.

Outro potencial de geração de emprego por parte da prefeitura está nas atividades de prestação serviços, defende Jardim. “De um modo geral, as atividades de prestação de serviços são dotadas de potencial de geração de empregos e são tributadas pelo ISS. Além disso, não se pode esquecer que os municípios dispõem de outra fonte importante de receitas que é o IRRF (Imposto de Renda na Fonte), porquanto o valor retido pertence integralmente à municipalidade nos termos do artigo 158, da Constituição Federal e encampada pelo TRF (Tribunal Regional Federal)”, diz.

Para o especialista, o comércio é um gerador de postos de trabalho e impostos para a prefeitura com a prestação de serviço. “Devo ponderar que o comércio em si não é atividade sujeita ao imposto municipal denominado ISS, salvo se na cadeia da atividade econômica houver um desdobramento englobando alguma modalidade de prestação de serviços. Por outro lado, devo dizer que a Lei Complementar n. 116/2003 contempla uma lista anexa de serviços tributáveis pelo ISS, a qual abrange dezenas e dezenas de atividades. Lembro que o local da prestação deve localizar-se no município para que a arrecadação pertença ao município”, diz.

Contratação sem licitações de forma justas e imparciais que não descaracterizem o interesse coletivo é outra forma de gerar postos de trabalho. “O governo municipal, bem como de qualquer nível, pode realizar determinadas contratações com dispensa do procedimento licitatório, tudo com base na nova Lei n. 14.133/2021, o que representa mais uma possibilidade para gerar empregos e aprimorar a atividade econômica local”, diz Jardim.

A Lei nº 14.133/2021, que estabelece normas gerais de licitação e contratação para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, está em vigor desde 1º de abril de 2021, data de sua publicação.

Notícias relacionadas

Flávio Bolsonaro: Moraes quer só ‘desculpinha’ para tirar meu pai da domiciliar

Omar Aziz e Eduardo Braga marcam convenção conjunta para o dia 25

Moraes suspende visitas de Flávio a Bolsonaro na prisão domiciliar

BTG/Nexus: rejeição de Lula é de 46% contra 50% de Flávio Bolsonaro

Lula lidera com 40% de intenções de voto o 1º turno, diz BTG/Nexus

Assuntos Eleições 2024, impostos, ISS, Prefeitos, serviços
Milton Almeida 1 de outubro de 2024
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Receita Federal libera consulta a lote residual do Imposto de Renda (Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)
Política

Brasileiro prefere pagar menos impostos do que ter serviço público gratuito

4 de julho de 2026
centro compras
Economia

Comércio e serviços têm maior número de empresas no Amazonas

26 de junho de 2026
Senador Flávio Bolsonaro promete suspender reforma tributário caso seja eleito presidente do Brasil (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
Política

Flávio Bolsonaro promete, se eleito, suspender por um ano a reforma tributária

9 de junho de 2026
Economia

Economia brasileira cresce no 1º trimestre puxada pela agropecuária

29 de maio de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?