O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Facções usam gado, mineração e madeira para se adaptar na Amazônia

7 de junho de 2024 Dia a Dia
Compartilhar
As madeiras foram apreendidas em locais distintos (Foto: Divulgação)
Apreensão de madeira no Amazonas: exploração do produto é uso pelo tráfico para lavar dinheiro (Foto: BA-PMAM/Divulgação)
Do ATUAL

MANAUS – Exploração de madeira, extração mineral, criação de gado e agricultura são usadas por facções do tráfico de drogas na Amazônia para lavar dinheiro. Com as atividades econômicas, os grupos criminosos se adaptam para movimentar o dinheiro obtido com o tráfico de cocaína, a droga mais comercializada no país.

A afirmação é do secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, ao participar da Reunião de Trabalho dos procuradores da República criminais do Arco Norte, em Manaus, na quinta-feira (6). O evento, que começou na quarta (5), termina nesta sexta-feira (7).

“Atualmente, a maior atividade do crime organizado e a evolução dessas organizações está relacionada à cocaína, de onde vem a principal fonte de receita. Isso é muito ruim para o nosso país, já que somos vizinhos dos maiores produtores do mundo. O Brasil virou um grande entreposto de cocaína no mercado global de tráfico de entorpecentes”, disse Sarrubo.

Na Amazônia, as facções têm usado o crime ambiental para assegurar a manutenção dos recursos financeiros ilícitos. “Há uma característica das facções criminosas, que é a capacidade de adaptação e evolução dessas organizações ao longo do tempo. Aqui na Amazônia, os crimes ambientais praticados pelo crime organizado, que lavam o dinheiro com madeira, extração mineral, gado e outros crimes, na verdade é uma adaptação. Na nossa visão, essas facções entendem que o crime ambiental é um crime de menor potencial, menos grave. E assim eles foram se adaptando e crescendo”, avaliou Mário Sarrubbo.

Para o secretário, as estratégias necessárias para enfrentar o crime organizado transnacional envolvem operações integradas e unificadas, além da cooperação internacional. “Precisamos de uma abordagem multifacetada. Olhar o crime organizado em suas mais variadas ramificações e seus níveis. Temos que trabalhar políticas públicas que se baseiem efetivamente na integração entre as forças de estado, abraçando entidades públicas e privadas. Que estejamos todos à mesa de forma horizontal. Só desta forma teremos avanços”.

O encontro em Manaus reuniu procuradores da República e promotores de Justiça que atuam no combate à criminalidade na região conhecida como Arco Norte, que envolve os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

“O cenário é complexo e envolve macrocriminalidade, transnacionalidade e organizações criminosas. O crime organizado avança de forma implacável, explorando os rios e florestas para atividades ilícitas, especialmente o tráfico de drogas.”, disse o coordenador da Câmara Criminal do MPF (Ministério Público Federal), subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos.

Ele defendeu o uso de tecnologia de inteligência e cooperação para enfrentar o crime organizado na região. “A integração entre os ministérios públicos da Amazônia Legal e as unidades do MPF na região é fundamental e deve ser incentivada. Além disso, novas ferramentas e estratégias devem ser desenvolvidas para combater efetivamente as organizações criminosas e proteger a sociedade”, disse.

Expansão

De acordo com o relatório “Cartografias da violência na Amazônia”, de 2023, ao menos 22 facções criminosas nacionais e estrangeiras atuam na Amazônia Legal. O estudo mapeou a presença de facções em 178 das 772 cidades da região (25%), um a cada quatro municípios. Em 80 deles, há disputa entre facções. 

O domínio do narcotráfico se reflete, obviamente, nos indicadores da violência. Em 2022, a taxa de mortes violentas intencionais na região chegou a 33,8 mortes por 100 mil habitantes, 45% superior ao índice de 23,3 vítimas da média nacional.

A taxa de feminicídios foi de 1,8 para cada 100 mil mulheres, 30,8% superior à média nacional, de 1,4 por 100 mil. E a taxa de estupros foi de 49,4 vítimas para cada 100 mil pessoas, 33,8% superior à média nacional, de 36,9 por 100 mil no mesmo período.

Quanto aos crimes “tradicionais” da Amazônia, o documento aponta um aumento de 85,3% nos crimes vinculados ao desmatamento entre 2018 e 2022; 51,3% nos casos de incêndios criminosos; e 275,7% nas ocorrências relacionadas à grilagem.

(Com Agência MPF)

Notícias relacionadas

Sete a cada 10 brasileiros têm dificuldades para saber seus direitos

Entre usuários de internet, 32% foram alvos de tentativa de golpe

Sobreviver ‘foi um milagre’, diz professor esfaqueado 9 vezes

Governo lança operações Ocupação e Bairro Seguro em Manaus

Programa busca incentivar o consumo de peixe, como o tambaqui

Assuntos Amazonas, Amazônia, criação de gado, crime organizado, facções criminosas, manchete, Mário Sarrubbo, tráfico de drogas
Cleber Oliveira 7 de junho de 2024
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Professor Vinícius Siqueira Figueiredo disse que não sabe o motivo do ataque que sofreu (Imagem: Divulgação/Facebook)
Dia a Dia

Sobreviver ‘foi um milagre’, diz professor esfaqueado 9 vezes

31 de agosto de 2026
Entrega de livros será de bicicleta (Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro/Divulgação)
Política

Eleitor jovem prioriza educação; idosos defendem saúde e combate à corrupção

31 de agosto de 2026
Plenário do Congresso Nacional: derrubada de vetos de Lula (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)
Política

Farra das emendas: dinheiro para parlamentares soma R$ 47,1 bilhões

31 de agosto de 2026
David Corrêa é alvo da polícia do Rio em operação contra tráfico de armas e drogas (Foto: Matheus Lima/Vasco)
Dia a Dia

Jogador do Vasco é alvo da polícia por tráfico de armas e drogas

31 de agosto de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?