O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Câmara de Manaus anuncia instalação de CPI para investigar Semcom

16 de abril de 2024 Política
Compartilhar
Presidente da CMM, Caio André anunciou instauração de CPI da Semcom (Foto: Mauro Pereira)
Do ATUAL

MANAUS – O presidente da CMM (Câmara Municipal de Manaus), vereador Caio André (União Brasil), anunciou nesta terça-feira (16) que vai instaurar na próxima segunda-feira (22) a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que vai apurar possíveis irregularidades na Semcom (Secretaria Municipal de Comunicação).

Caio André leu, no plenário Adriano Jorge, nesta terça-feira (15), o parecer favorável da Procuradoria Geral da Casa Legislativa ao requerimento nº 5.107/2024, que pede a instalação da investigação.

De acordo com o parecer de admissibilidade, a possibilidade jurídica foi comprovada, uma vez que o requerimento atende as exigências previstas no Regimento Interno da CMM, na Constituição Federal e na Loman (Lei Orgânica do Município de Manaus).

“Portanto, entende-se que os pré-requisitos básicos para a instauração da CPI foram devidamente atendidos. Esse foi o parecer da nossa Procuradoria. Informo aos senhores vereadores que na segunda-feira (22/04) iremos reunir o colegiado de líderes para a instauração da referida CPI”, afirmou Caio André, na Sessão Plenária.

O passo seguinte será a escolha do presidente, relator e membros titulares da Comissão Parlamentar de inquérito.

Quinze parlamentares assinaram o requerimento pedindo a instauração da CPI. A solicitação de investigação foi motivada pela denúncia sobre pagamento em dinheiro a um portal de notícias da capital, conforme vídeo divulgado pelo portal Metrópoles no dia 14 de março. As imagens, conforme a publicação, teriam sido gravadas no interior da Semcom, que funciona no mesmo prédio da Prefeitura de Manaus.

Leia mais: Caio André assina requerimento para instalar CPI da Semcom na CMM

De acordo com o requerimento 5.107/2024, os atos podem caracterizar “improbidade administrativa e crimes decorrentes de suposto desvio de verbas públicas, em razão de pagamento em espécie a possíveis prestadores de serviços”.

“Esse tipo de denúncia que recebemos e causou a CPI é um ato de improbidade administrativa, se comprovado, claro, é diretamente uma lavagem de dinheiro, porque é desvio de dinheiro público. Não existe isso de você chegar numa secretaria, pegar dinheiro, dar ‘tchau’ e ir embora. Isso não pode, isso fere qualquer preceito de administração pública”, detalhou William Alemão (Cidadania), um dos autores do requerimento da CPI.

“A CPI vai analisar o fato, e saber se realmente, pelo vídeo, como mostra, se é algo corriqueiro, se acontece com outros portais”, acrescentou Alemão.

O ex-secretário de Comunicação Israel Conte foi à Câmara prestar informações aos vereadores sobre o caso. Ele apresentou um laudo técnico da empresa Smart Perícias, contratada por ele, que aponta “grosseiras manipulações” no vídeo divulgado.

O secretário afirmou que a pessoa que aparece no vídeo “obviamente recebeu dinheiro para armar a confusão ou pode ter recebido para armar a confusão”. “De quem recebeu é a pergunta que não quer calar”, afirmou Conte.

Leia mais: Secretário mostra laudo que identifica ‘grosseiras manipulações’ em vídeo do Metrópoles

Além do presidente Caio André e de William Alemão, assinaram o requerimento os vereadores Rodrigo Guedes (Progressistas) e Capitão Carpê (PL), que também são autores do pedido; Elissandro Bessa (PSB), Jaildo Oliveira (PV), Raiff Matos (PL), Lissandro Breval (PP), Diego Afonso (União Brasil), Thaysa Lippy (PRD), Professora Jacqueline (União Brasil), Marcelo Serafim (PSB), Everton Assis (União Brasil), Glória Carratte (PSB) e Rosivaldo Cordovil (PSDB).

Notícias relacionadas

Fachin dá 72 horas para Mendonça responder a pedido da AGU sobre afastamento de diretor da PF

AGU pede suspensão imediata do afastamento de diretor-geral da PF

Gilmar Mendes cita desequilíbrio eleitoral em afastamento de diretores da PF

Presidente do PT diz que crise no STF ‘é inegável’ e defende apuração de ‘todas as denúncias’

Amazonas ganha quatro reservas de desenvolvimento sustentável

Assuntos CMM, Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI, destaque, Semcom
Felipe Campinas 16 de abril de 2024
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Dia a Dia

Amazonas ganha quatro reservas de desenvolvimento sustentável

8 de setembro de 2026
Professora da rede municipal de Educação ensinando leitura e interpretação de texto aos alunos (Foto: Ulisson Santos/Semed)
Dia a Dia

Adolescentes estão mais acostumados a smartphones do que a leitura, mostra estudo

8 de setembro de 2026
Tambaqui para consumo em Manaus é em tamanho padrão das bandejas de restaurantes (Foto: Idam/Divulgação)
Dia a Dia

Amazônia tem mais de 2,7 mil espécies de peixes, aponta estudo

8 de setembro de 2026
Ederson Oséias Cordeiro Lira (à esquerda da imagem) foi condenado pelo assassinato de Kennedy Cardoso de Miranda (à direita), que tinha 22 anos (Foto: WhatsApp/reprodução)
Dia a Dia

Policial é condenado a 17 anos de prisão por matar jovem em Manaus

8 de setembro de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?