
Do ATUAL
MANAUS – O prefeito de Manaus, David Almeida, inaugurou nesta segunda-feira (8) a USF (Unidade de Saúde da Família) Benedito Batista de Almeida, na rua Waldemar Baía, no bairro São Francisco, zona sul de Manaus. Este é o terceiro centro de saúde com uma estrutura mais ampla, e ganha o nome do pai do prefeito de Manaus.
De acordo com a Semsa (Secretaria Municipal de Saúde), a nova unidade tem capacidade para realizar mais de 15 mil procedimentos mensais, como consultas, serviços enfermagem, odontológicos, entre outros.
Entre os atendimentos disponíveis estão planejamento de pré-natal, imunização, controle e acompanhamento de hipertensão e diabete, além de ações voltadas para a saúde de crianças, adolescentes e idosos.
A unidade também disponibiliza serviços de exames laboratoriais, ultrassonografia, exame preventivo do câncer do colo do útero, teste do pezinho, testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites virais, juntamente com a distribuição de medicamentos.
Com um total de 59 salas distribuídas em dois andares, a USF conta com oito consultórios clínicos, quatro consultórios odontológicos e farmacêuticos, farmácia, auditório e duas salas de espera.
A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com atendimentos mediante agendamento presencial pelos usuários. Além disso, as equipes da unidade realizarão visitas domiciliares para acompanhamento de saúde no território de abrangência da USF.
A construção da USF teve investimento de R$ 6,1 milhões e foi realizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).
