
Do ATUAL
MANAUS – Tia de Everton Gabriel da Silva, de 2 anos de idade, Danielle da Silva Neves, de 20 anos, foi presa na quarta-feira (25), em Manaus, suspeita de tortura e morte da criança. Everton morreu no dia 10 de outubro, após cinco dias internada devido a lesões e uma isquemia cerebral.
No dia de 9 de outubro, a Polícia Civil do Amazonas prendeu o companheiro dela, Patrick Macedo Bastos, de 23 anos, também suspeito do crime de tortura. Em acareação nesta quinta-feira (26) entre o casal, a delegada Joyce Coelho, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, disse que nenhum dos dois admitiu a culpa pelas agressões que causaram a morte do menino.
Ambos acusaram um ao outro, segundo a delegada. “Um imputa as agressões ao outro, mas é inegável que ambos praticaram em algum momento essas agressões. Não foi um fato isolado […] O laudo de necropsia da criança identificou várias lesões, hematomas, lesões cerebrais e inclusive uma isquemia antiga”, afirmou Joyce Coelho.
A delegada disse que os tios agrediram constantemente o sobrinho nos três meses de convivência. A mãe de Everton, que é usuária de drogas, entregou o filho aos cuidados dos suspeitos, segundo Joyce Coelho.
“Ela [Danielle Neves, tia biológica] apenas admitiu as agressões de unhas […] E teria tentado esganá-lo. Ela diz que não sabe porque fez isso, mas que não tinha intenção de matar a criança. Ele [Patrick Bastos, o tio] desde o primeiro momento nega qualquer tipo de agressão e imputa a ela. Diz que chegou do trabalho e já encontrou a criança desmaiada [antes de levar para o pronto-socorro, onde a vítima faleceu]”, relatou a delegada.
Na versão da acusada, Patrick Bastos se aborreceu com a criança por ter feito suas necessidades biológicas no chão da casa onde moravam e a agrediu, no dia 4 de outubro. “Ele teria dado uma surra e derrubado a criança no banheiro e a partir daí começou a ter febre – isso segundo o depoimento dela. E no dia seguinte, a febre foi aumentando até que aconteceu uma convulsão no final da tarde e a criança não acordou mais”, disse Joyce Coelho.
A delegada informou que os tios serão indiciados por tortura com resultado morte e que o inquérito será enviado ao Ministério Público do Amazonas.
