O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Políticazmanchete

Vice-governador diz que TRE se equivocou no julgamento que cassa mandato de Melo

17 de dezembro de 2015 Política zmanchete
Compartilhar
Henrique Oliveira quer ser prefeito de Manaus e Omar Aziz o quer fora da disputa em 2018; no governo, Henrique iria querer disputar a reeleição (Foto: Nathalie Brasil/Secom)
Henrique Oliveira disse que o processo julgado pelo TRE foi forjado pela coligação do candidato adversário (Foto: Nathalie Brasil/Secom)
Banner Desktop Banner Mobile

MANAUS – O vice-governador Henrique Oliveira (SD) disse, na manhã desta quinta-feira, 17, em entrevista ao AMAZONAS ATUAL, na sede da Suframa, onde ele representou o governador José Melo (Pros) na reunião do CAS, que o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) se equivocou na decisão preliminar que cassa o mandato dele e do governador. Na noite de quarta-feira, 16, o TRE começou o julgamento de um dos processos movidos pela coligação “Renovação e Experiência”, do candidato derrotado Eduardo Braga (PMDB), e o relator do processo, jurista Francisco Marques, votou pela cassação de Melo e de Henrique Oliveira por compra de votos. “As coisas estão equivocadas, e o perdedor acha que pode movimentar céus e terra”, disse o vice-governador.

Questionado se ele se referia à decisão do TRE ao dizer que as coisas estão equivocadas, Henrique respondeu: “O Pleno se equivocou por ser um processo montado, é um processo totalmente nulo, montado pelo nosso adversário. Foi inclusive, comprando o próprio Fantástico, a imprensa nacional, para que mostrasse uma situação que, na verdade, não aconteceu”, disse.

Antes de dizer que a decisão foi equivocada, Henrique Oliveira disse confiar nos membros do TRE. “O TRE é formado por belos juristas, pessoas livres de qualquer tipo de ligação política, e avaliaram que as provas, que eram totalmente nulas, provas de um processo montado, forjado por quem perdeu a eleição e esperneia, achando que pode ganhar no tapetão, forjou esse processo (sic)”, disse, sem completar a frase.

O processo julgado nesta quarta-feira, no TRE, em que pese ter autoria da coligação do adversário de Melo e Henrique nas eleições de 2014, está calçado em um inquérito da Polícia Federal, que durante a campanha do ano passado, apreendeu dinheiro e documentos em um comitê de campanha do então candidato a reeleição, sob o poder de Nair Blair. Na ocasião da ação policial, havia uma reunião com pastores evangélicos liderados pelo pastor Moisés Barros, que afirmava que se Melo fosse eleito, ele teria um cargo de confiança e beneficiaria as igrejas. Essas informações constantes no processo, estão também no parecer do MPE (Ministério Público Eleitoral), que se manifestou a favor da cassação do governador e do vice.

Ainda segundo o MPE, os policiais federais apreenderam a quantia de R$ 11,7 mil e documentos que incluíam notas ficas, listas de eleitores e recibos com assinaturas de Blair e do irmão do governador, Evandro Melo.  As listas apreendidas eram detalhadas, contendo nome dos eleitores, serviços, atendimento e o valor pago.

 

Recursos até o STF

De acordo com o vice-governador Henrique Oliveira, ele e Melo não estão preocupados em perder o mandato e vão recorrer até o Supremo Tribunal Federal se for necessário. Ele disse que depois do recesso forense, ainda vai ter o voto de mais um juiz e depois a defesa deve ingressar com embargos de declaração no TRE.

Henrique Oliveira também disse acreditar que a decisão ainda poderá ser revertida no próprio TRE, em janeiro. “É óbvio que a decisão pode ser revertida; no próprio TRE pode haver uma revisão do voto dos membros. A presidente pode, com os embargos que forem declarados, ter uma revisão, depois tem o TSE, tem a avaliação dos ministros, e depois tem o Supremo”, disse.

“O que a gente não pode é se abalar. Precisa ser valente, precisa ser forte para continuar trabalhando num momento tão difícil que o Brasil e o Amazonas atravessam”, disse.

O vice-governador aproveitou a reunião do CAS para criticar a decisão do TRE. Ele afirmou que o governador José Melo ganhou a eleição com mais de 200 mil votos de diferença do adversário, o que daria legitimidade à eleição.

Notícias relacionadas

David diz que Estado acumula dívidas bilionárias e critica uso de fundo para custeio

PL, PT e União Brasil ficam com 40% dos R$ 4,9 bilhões do Fundo Eleitoral

Moraes libera para julgamento ação contra Eduardo Bolsonaro por atuar pelo tarifaço

Câmara dos Deputados apressa análise de projeto que libera garimpo de pequeno porte

Lula afirma que eleição será decisiva para o ‘fortalecimento da democracia’ no Brasil

Assuntos Amazonas Atual, cassação, Henrique Oliveira, José Melo, TRE
Valmir Lima 17 de dezembro de 2015
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Sessão do TSE
Política

TSE entende que uso de igreja para promover candidaturas é abuso de poder

21 de maio de 2026
Política

TRE-AM mantém cassação de Elan Alencar por fraude à cota de gênero

20 de maio de 2026
Política

Justiça cassa mandato de vereador no Amazonas por fraude à cota de gênero

9 de janeiro de 2026
Dia a Dia

Relator vota por arquivar PAD contra promotor que ofendeu advogada no Tribunal do Júri

28 de dezembro de 2025

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?