O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Disputa por terra motivou chacina no DF, diz advogado da família dos mortos

26 de janeiro de 2023 Dia a Dia
Compartilhar
Local onde foi encontrado o corpo de Marcos Antonio Lopes de Oliveira, 54 anos (Foto: Divulgação/Polícia Civil do DF)
Por Francisco Lima Neto, da Folhapress

SÃO PAULO – A posse de um terreno foi a motivação para o crime que deixou dez pessoas de uma mesma família mortas em Paranoá, no Distrito Federal. A afirmação é de João Darc’s Fernandes Costa, advogado que representa a mãe da cabeleireira Elizamar da Silva, 39, uma das vítimas.
Ele deve atuar como assistente de acusação no caso junto à Promotoria.

A informação sobre a motivação do crime, segundo Costa, foi revelada por Carloman dos Santos Nogueira, 26, suspeito de participação nas mortes, e que se entregou na tarde de quarta (25).

“Nesta madrugada teve esse desdobramento, onde fixou-se a motivação. Com a prisão do Carloman, ficamos sabendo que a verdadeira motivação eram as terras do Marcos [Antônio Lopes de Oliveira]. O Carloman que trouxe essa informação”, explica Costa.

Marcos Antônio Lopes de Oliveira era pai de Thiago Gabriel Belchior, marido de Elizamar.
Os homens presos teriam se unido para eliminar a família, diz o advogado, com o objetivo de ocupar essas terras e, posteriormente reivindicar a posse.

“O que passou pela cabeça deles foi matar todo mundo, tomar algum dinheiro que o Marcos tinha na conta. Mataram todo mundo para não deixar nenhum herdeiro do Marcos. Qual explicação lógica para eles chamarem a esposa do Thiago [Elizamar] e mandar ela levar os meninos para o local dos fatos? Chamaram as crianças exatamente para acabar com os herdeiros. Elas eram herdeiros do Marcos que era o avô”, afirma Costa.

De acordo com o defensor, justamente por isso que os dois filhos mais velhos de Elizamar, de outro relacionamento, não foram mortos.

“Como as terras não têm escrituras, qualquer um que as ocupasse poderia, no futuro, requerer a posse, foi isso que eles pensaram”, conta.

A área, de acordo com o advogado, fica próxima ao condomínio Entre Lagos, em Itapoã, uma região administrativa do DF.

A Polícia Civil do Distrito Federal disse que a equipe está concluindo a investigação e relatando o inquérito, e que no momento, não há informação para repassar.

O advogado diz que o inquérito deve ser concluído nesta quinta (26) pela polícia e remetido à Promotoria, que tem prazo de cinco dias para decidir se oferece denúncia contra os suspeitos.

O advogado não descarta a participação de outras pessoas no crime. A Polícia Civil do DF confirmou que os envolvidos já têm advogado, mas a reportagem não conseguiu contato com ele.

O crime

Os corpos de Elizamar e dos três filhos dela, um menino de 7 anos, e um casal de gêmeos de 6, foram encontrados carbonizados no dia 13 deste mês, em Cristalina (GO), dentro do carro da família. Eles foram as primeiras vítimas a aparecer.

Na madrugada desta quinta-feira (26), um quinto suspeito da participação na chacina foi preso. Responsável pelas investigações, o 6º DP disse que o novo suspeito é conhecido como Galego, 25. Ele foi preso em Itapoã, uma região administrativa do DF.

De acordo com a investigação, o suspeito teria participado da associação criminosa que praticou os crimes de extorsão mediante sequestro (agravada pela morte), ocultação de cadáver e corrupção de menores.

Além do quinto suspeito, outras quatro pessoas foram presas: Horácio Carlos Ferreira Barbosa, 49, Gideon Batista de Menezes, 55, Fabrício Silva Canhedo, 34, e Carloman. Segundo os investigadores, Horácio disse à polícia que a morte de Elizamar e das crianças tinha sido encomendada pelo marido, Thiago, e pelo sogro dela, Marcos Antônio, para tomar o dinheiro da venda de uma casa.

Mas o delegado responsável pelo caso, Ricardo Viana, diz acreditar que a informação dada em depoimento não seja verdadeira e tenha tido apenas a intenção de tumultuar as investigações ou atenuar a pena em caso de uma eventual condenação.

Segundo o delegado, as investigações apontam que os presos se uniram para tentar tirar o dinheiro da família. Dois dos presos eram funcionários e moravam numa chácara em Planaltina com Marcos Antônio, a esposa, Renata Juliene Belchior, 52, e Gabriela Belchior, 25, filha de ambos.

Durante a investigação, todos os membros da família foram encontrados mortos –carbonizados, degolados ou enterrados.

Notícias relacionadas

Maioria das vítimas da letalidade policial é negra e jovem; no AM todos eram homens

IBGE oferece curso sobre efeitos de eventos climáticos extremos

Invasão de terreiro: intolerância religiosa é a crença de que só uma fé é verdadeira

Inmet alerta sobre chuva intensa em cidades do Norte e Nordeste

Empresária é presa por torturar trabalhadora doméstica

Assuntos advogado, Chacina, Distrito Federal, mortos
Murilo Rodrigues 26 de janeiro de 2023
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Política

Militar levou arma de Bolsonaro para fazer reparo, afirma defesa do ex-presidente

24 de junho de 2026
Mário Frias informou que vai prestar esclarecimentos sobre viagens (Foto: Marcelo Casal Jr./ABr)
Política

Produtora de ‘Dark Horse’ contratou advogado de Mário Frias para executar programa público

5 de junho de 2026
Eduardo Bolsonaro
Política

Fundo de advogado e aliado de Eduardo Bolsonaro comprou casa em cidade em que ele vive nos EUA

16 de maio de 2026
Moradores enfileiraram corpos em praça da Penha, no Rio: resultdo de megaoperação contra o Comando Vermelho (Foto: Tomaz Silva/ABr)
Dia a Dia

‘Sistema de eliminação real das pessoas’ ocorre desde a ditadura, afirma pesquisador

12 de maio de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?